Campus Salgueiro investe em tecnologias assistivas para estudantes

Com o objetivo de proporcionar um melhor aproveitamento dos estudos aos alunos com necessidades específicas, o campus Salgueiro do IF Sertão-PE vem investindo em uma série de tecnologias assistivas de ensino-aprendizagem, como lentes de aumento, globos táteis e planos inclinados. Nesta quarta-feira (29), a instituição recebeu sua mais recente aquisição: um teclado iconográfico combinatório (TIC), que vai dar mais autonomia a usuários com dificuldade de coordenação motora.

O primeiro beneficiado é o aluno Daniel Antônio da Conceição, do 1º ano de Informática, na modalidade Médio Integrado. Com paralisia cerebral, ele realiza poucos movimentos voluntários com os membros superiores, o que acaba comprometendo a participação em aulas práticas do curso, nas quais é necessário utilizar o computador.

Professores de Informática apresentaram o TIC a Daniel, que vai poder usá-lo para ter mais autonomia em classe

Ao contrário de um teclado comum, o Iconográfico é composto por uma caixa grande e quadrada de ícones relativos a letras e movimentos do mouse que permitem executar todos os comandos tradicionais a partir de algumas combinações. De forma simples e intuitiva, o usuário pode manipular editores de texto, navegadores e vários tipos de programas.

"É uma ferramenta muito útil que fará grande diferença no aprendizado de Daniel, pois, hoje, ele tem pouca autonomia nas aulas práticas. O teclado vai ajudá-lo a interagir mais durante estes momentos, ampliando seus conhecimentos e melhorando o desempenho escolar", afirmou a coordenadora do curso de Informática, professora Alice Freitas.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural