-
Última Atualização: 14 Outubro 2016
-
Criado: 11 Outubro 2016
-
Acessos: 2465
III Semana da Biblioteca tem recorde de público e participação externa
Com a proposta de reunir alunos, professores, pesquisadores e amantes dos livros para discutir leitura, ciência e informação, a III Semana da Biblioteca do campus Salgueiro do IF Sertão-PE terminou, nesta sexta-feira (07), tendo conquistado recorde de público e de participação externa da comunidade. Mais de 300 pessoas estiveram na instituição durante o evento, que contou com minicursos, palestras, lançamento de cordéis e concurso literário.
Este ano, a Semana trocou o lado lúdico de edições anteriores por uma grade de atividades mais ligadas à pesquisa e ao universo científico. Um dos pontos altos da programação foi a oficina de elaboração de artigo científico, que surpreendeu pela grande adesão do público. "Tivemos muita participação de universitários da UPE, Fachusc e do próprio IF Sertão-PE, o que contribuiu para um amadurecimento das discussões e do evento em si", avaliou a bibliotecária do campus Salgueiro e organizadora da Semana, Naira Alves.
Além das regras para elaboração de trabalhos, também foram oferecidas oficinas de ferramentas computacionais de apoio à pesquisa, de normas ABNT para documentos acadêmicos e de usos da fotografia na pesquisa científica. O caráter mais acadêmico do evento foi reforçado, ainda, pelas palestras, que trouxeram temáticas como história da Ciência, política e sociedade.
Em âmbito cultural, a Semana promoveu sorteios de livros e o lançamento de cordéis produzidos pelo projeto de extensão Agentes Literários, comandado pela professora de Português do campus Salgueiro, Aparecida Barros.
Em andamento desde 2015, o projeto é feito com crianças atendidas pelo PROAC Salgueiro, uma ONG de atenção a jovens em situação de vulnerabilidade, e tem por objetivo incentivar a produção de literatura com base nas experiências de vida dos participantes, que já produziram um livro de poesias durante o primeiro ano da iniciativa.
Crianças do PROAC declamaram as poesias em formato de cordel durante o primeiro dia de evento
"O lançamento dos cordéis é o resultado de um trabalho de motivação para a autorreflexão através da poesia lúdico-reflexiva. A Semana da Biblioteca veio oportunizar a socialização deste projeto, e também a divulgação dos Agentes Literários, que mostram como nossa vida está cercada de poesias nas coisas mais simples da rotina", explicou Aparecida Barros.
Para a bibliotecária do campus, Naira Alves, o evento cumpriu a missão de reunir a comunidade interna da instituição com o público local de Salgueiro, promovendo troca de experiências e networking, além de dar maior visibilidade aos amplos serviços que as bibliotecas, de maneira geral, podem oferecer. "Foi muito gratificante cumprir com a responsabilidade social que toda biblioteca deve ter: garantir acesso à informação, formação, cultura, literatura e construção de conhecimento", afirmou.
Participantes ganharam livros sorteados ao final de cada palestra e minicurso da programação
A Semana teve apoio da Blucher, Embrapa e Senac, que doaram livros para sorteios realizados durante a programação; da Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) e do próprio IF Sertão-PE, campus Serra Talhada, cujos professores ministraram palestras durante os dias de evento.