-
Última Atualização: 17 Outubro 2016
-
Criado: 17 Outubro 2016
-
Acessos: 1927
Curso FIC de manejo sanitário de caprinos e ovinos forma pequenos criadores em Salgueiro
Dezoito pequenos criadores locais concluíram, na quinta-feira (13), a segunda turma do curso de manejo sanitário de caprinos e ovinos oferecido pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Eles receberam certificados durante solenidade realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, onde também aconteceram as aulas.
Repetindo o sucesso da primeira empreitada, o curso teve carga horária de 60h/aula, com atividades teóricas e práticas nas quais os estudantes puderam aplicar o conhecimento às suas propriedades rurais. Eles também participaram de uma visita técnica à ExpoCrato, em Juazeiro (CE).
Criadores de Salgueiro receberam certificados que poderão contar como tempo de serviço para aposentadoria
As aulas foram ministradas pelo coordenador de Extensão e veterinário do campus Salgueiro, Murilo Duarte, com apoio das monitoras do curso técnico em Agropecuária, Eduarda Careli, Zuleide Lopes e Taís Xavier. Para o professor, a principal vantagem foi permitir que os criadores desmistificassem alguns conhecimentos populares que prejudicam os rebanhos. "Muitos deles tratam doenças comuns, como a verminose, com superstição, acreditando que os animais adoeceram pelo 'mau olhado' do vizinho ou outro tipo de crença popular, e não identificam as causas reais para ministrar remédios adequados. Com o curso, e as aulas realizadas nas próprias fazendas, estas informações foram sendo trocadas pelo conhecimento técnico básico, dando mais qualidade ao manejo do rebanho", explicou.
Conclusão do curso foi celebrada com festa no Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Os criadores que participaram da turma ainda adquiriram outro benefício: o certificado recebido na cerimônia de conclusão é válido na contagem de tempo de atividade rural para aposentadoria, e equivale a três anos de atuação. De acordo com Murilo, a boa repercussão das duas turmas ofertadas motivam mais investimentos na educação rural. "Estamos planejando uma terceira turma com maior carga horária", adiantou.