Estudantes participam de palestra sobre construção civil sustentável com Normando Perazzo

Alunos do curso técnico em Edificações do campus Salgueiro do IF Sertão-PE participaram, na sexta-feira (21), de palestra com o professor Normando Perazzo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre sustentabilidade na construção civil. O pesquisador paraibano, referência internacional em construção com materiais alternativos, chamou a atenção dos estudantes ao apresentar o tijolo prensado de terra crua como alternativa sustentável e de baixo custo para edificação de residências.

"Foi muito bacana porque demonstrou um viés social na área da construção civil, pois a proposta dos blocos de terra é que sejam produzidos pela comunidade. Além disso, foi uma ótima oportunidade de ver a aplicação destas ideias alternativas, pois o professor Normando trouxe exemplos de lugares onde o uso já é uma realidade, confirmando o seu potencial", avaliou a aluna do 4º ano de Edificações, Helga Freitas.

Normando Perazzo apresentou aos alunos projeto de tijolos feitos com terra crua prensada

Os exemplos trazidos pelo pesquisador foram marcantes também para Alef Brito. "Ele contextualizou muito bem a questão da sustentabilidade na construção civil, abordando tópicos muito importantes para a nossa formação enquanto técnicos, e que nem sempre constam nos currículos escolares, mas estão presentes no dia a dia da profissão. Ter contato com alguém tão renomado na nossa área foi maravilhoso", afirmou.

Normando Perazzo é professor titular do Centro de Tecnologia da UFPB, Doutor em Mecânica Aplicada às Estruturas pela Université Pierre et Marie Curie, de Paris (1983). Consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil e Materiais de Construção, desenvolve pesquisas sobre materiais de construção convencionais e não convencionais (terra crua, bambu, fibras vegetais, resíduos). Ele esteve no Sertão Pernambucano para participar da XI Jornada de Iniciação Científica (Jince) do IF Sertão-PE, que aconteceu em Ouricuri (PE) nos dias 21 a 24 de outubro, e proferiu palestra no campus Salgueiro a convite da coordenação do curso técnico em Edificações.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural