-
Última Atualização: 14 Fevereiro 2017
-
Criado: 14 Fevereiro 2017
-
Acessos: 2911
Alunos do campus Salgueiro comemoram aprovações no Sisu 2017
Muito esforço e vontade de estudar, um bom time de professores e a experiência com pesquisa e extensão durante o Ensino Médio foram os principais ingredientes para o sucesso de vários estudantes do campus Salgueiro do IF Sertão-PE que conquistaram uma vaga em graduações por todo o Brasil, este ano. Recém-aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Ministério da Educação, eles se preparam para investir na carreira acadêmica levando na bagagem uma grande vantagem como egressos do ensino técnico federal.
"Além de uma formação profissional, o Instituto me ajudou a formar enquanto ser humano, e dou extremo valor a isso", conta Helga de Freitas, do 4º EMI em Edificações, aprovada em Letras na Universidade de São Paulo (USP). "Eu me encontrei no IF. Sempre pensei que faria faculdade de Engenharia, mas ao longo dos 4 anos de ensino técnico, descobri várias experiências e possibilidades, e percebi que as Ciências Humanas tinham muito mais a ver comigo e com o que eu queria para minha carreira. A escolha pela USP foi em busca da maior estrutura que as grandes universidades oferecem, e foi uma inscrição arriscada, porque era super concorrida. Mas, tentei e consegui. Acho que as matérias técnicas do curso de Edificações ajudaram muito, além dos projetos de pesquisa e extensão, e do curso FIC Intermundos, que trabalhou com os alunos a interdisciplinaridade das questões do Enem", explica.
Alunos foram aprovados no Sisu em Engenharias, Letras, Zootecnia, Física, entre outros
Os cursos de extensão também foram fundamentais para o sucesso de Rafela Vieira, aprovada em Administração nas Universidades Federal (UFPE) e Estadual de Pernambuco (UPE). "O FIC intermundos tinha foco no Enem e ajudou bastante na preparação para o exame", reforça Rafaela.
No time das Ciências Exatas, os egressos de Edificações, Felipe Medson e Amanda Emanuella, apostaram em continuar a carreira e vão cursar, respectivamente, Engenharia na UFPE e Construção de Edifícios no IFPB. "O curso técnico em Edificações me fez perceber como me identifico com as Ciências Exatas. Para ter um bom resultado, participei do curso FIC Intermundos e estudava pelo menos 1h por dia focado no Enem", conta Felipe. "Já eu escolhi construção de edifícios por ser uma área bem abrangente, pois me permite trabalhar em indústrias, construtoras, laboratórios e instituições especializadas; é bem amplo. A sensação de ser aprovada é maravilhosa, pois é quando você percebe que todo o seu esforço e estudo valeram a pena. A rotina no IF é corrida, mas o apoio dos professores é compensador, pois tivemos diálogos e tira-dúvidas no contra-turno das aulas, aulas dinâmicas voltadas para o Enem, o que ajudou muito a superar os conteúdos mais difíceis", revela Amanda.
Para aprovados, ensino técnico proporciona resultado diferenciado no Enem
No rol de conquistas obtidas em 2017, os estudantes também comemoram bons resultados sem sair do IF Sertão-PE. Alunos da casa, que decidiram seguir na graduação no próprio Instituto, apostam na qualidade do ensino e nos professores já conhecidos, como fez a aluna Bruna Pimentel, egressa do curso técnico em Informática, que vai cursar Licenciatura em Física no campus Salgueiro. "Pude conhecer a competência e qualidade dos professores, especialmente do curso de Física, durante o tempo em que estive no IF, e fiz a opção no Sisu com a certeza de que terei a melhor formação perto de casa", conta Bruna.