Biblioteca lança programa de educação de usuários

Com o objetivo de promover a autonomia da comunidade, a Biblioteca do campus Salgueiro do IF Sertão-PE lançou, na última quarta-feira (03), o programa de educação de usuários, através do qual serão ofertados cursos e treinamentos semestrais.

Segundo a bibliotecária do campus, Naira Alves, o objetivo é preparar os alunos, professores e técnicos usuários da biblioteca para usufruir com autonomia dos produtos e serviços ofertados, como por exemplo, o acesso a bases de dados digitais e a normalização de trabalhos acadêmicos. "Até então a comunidade não sabe como usar estes serviços, que são bastante úteis no desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, por exemplo. Com o programa de educação haverá mais autonomia, pois o usuário pode usufruir sozinho da ferramenta que precisar", explicou.

Estudantes de Física aprenderam a normalizar trabalhos acadêmicos

O programa contempla dois tipos de capacitação: cursos, que são abordagens mais densas de assuntos acadêmicos, e treinamentos, que são direcionados para produtos da própria biblioteca. Ambos podem ser agendados por coordenadores de cursos conforme demanda.

A primeira ação do semestre já aconteceu, e beneficiou estudantes do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) de Licenciatura em Física, que participaram do curso de normalização de trabalhos acadêmicos, ministrado pela servidora Rosana Amâncio. Para os próximos seis meses também estão previstos os cursos de elaboração de artigo científico e de como falar em encontros científicos, além dos treinamentos voltados para o uso do Pergamum, como localizar um livro na biblioteca, como preencher o currículo lattes e como elaborar apresentações de trabalhos científicos.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural