Grupos de pesquisa do campus Salgueiro expõem projetos para autoridades locais

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE promoveu, na quinta-feira (08), a segunda edição do evento Café e Ciência: uma mostra de projetos de pesquisa em andamento na instituição que tem como objetivo sensibilizar as autoridades locais para aplicação das propostas na região. Este ano, seis grupos participaram do evento, que contou, também, com palestra do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Sertão-PE.

Na solenidade de abertura, o diretor geral do campus, professor Josenildo Forte, destacou o engajamento da comunidade acadêmica na produção científica, tanto em quantidade como em qualidade. "Somos o campus do IF Sertão-PE com o maior número de projetos submetidos a editais. São ideias que buscam melhorar a realidade local e que, ao mesmo tempo, têm grande impacto na formação dos estudantes enquanto pesquisadores, pois além da vivência de coleta e análise de dados, eles têm a experiência de participação em eventos nacionais e internacionais", afirmou.

Evento reuniu autoridades locais, grupos de pesquisa e inovação tecnológica

Essas experiências foram o mote do discurso do estudante de Edificações Lucas Rosendo, que é bolsista do projeto "Levantamento do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Salgueiro", coordenado pela professora Márcia Farias. "A pesquisa me fez crescer enquanto estudante, ao me dar mais responsabilidade e dedicação aos estudos, e enquanto pessoa, pois me ajudou a vencer a timidez para falar em público, para apresentar os resultados nos eventos. Foi uma evolução ética, moral, cultural, em todos os sentidos", afirmou, emocionando os presentes.

O papel transformador da ciência também serviu de norte para a palestra da professora Luciana Azevedo, coordenadora do NIT, que falou sobre ciência e desenvolvimento regional, seguida pela apresentação de práticas de inovação bem sucedidas. A parte final do evento contemplou a exibição dos projetos de cada grupo de pesquisa e conversa com as autoridades presentes.

Seis grupos de pesquisa apresentaram resultados durante a mostra

Para o coordenador de Pesquisa do campus, Eduardo Teixeira, a missão de tornar conhecidos os projetos e resultados foi bem sucedida. "Todos gostaram do que viram e demonstraram interesse em estreitar parcerias para aplicação dos nossos trabalhos. O evento conseguiu crescer em tamanho e qualidade em relação à primeira edição, contando com cinco grupos a mais participando da mostra, e assim esperamos evoluir ainda mais daqui para frente", avaliou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural