Estudantes participam de visita técnica à Serra da Capivara

Alunos do terceiro ano dos ensinos médio integrado em Agropecuária, Edificações e Informática do campus Salgueiro do IF Sertão-PE tiveram uma aula bem diferente do convencional. No dia 28/06, eles trocaram as mesas e cadeiras da sala de aula pelo ônibus e foram até o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, com professores de diferentes disciplinas.

Estudantes trabalharam conhecimentos de História e conservação dos solos durante a visita

As visitas técnicas são aulas programadas em ambiente externo ao campus, nas quais os estudantes têm a oportunidade de vivenciar conteúdos aprendidos em sala, conhecer o funcionamento de empresas, indústrias, etc. No caso da Serra da Capivara, as turmas trabalharam conhecimentos de História e conservação dos solos com as professoras Márcia Farias e Sandra Galvão. Para as docentes, a visita contribuiu tanto com a formação acadêmica quanto humana dos alunos. "Ir à Serra da Capivara é ter contato com o que é primordial da civilização humana na América. Estar lá é uma experiência sensorial; você vê os fósseis de animais da megafauna, vestígios de presença humana, a terra. É um lugar de uma riqueza enorme e que deveria ser ponto de parada obrigatória para todo brasileiro, pelo menos uma vez na vida", afirmou Márcia Farias.

Patrimônio Cultural Mundial, o Parque Nacional da Serra da Capivara é uma unidade de conservação ambiental e sítio arqueológico onde estão presentes os vestígios mais antigos de ocupação humana na América do Sul. Sua área total compreende três municípios do Piauí.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural