Projeto de extensão promove oficina de construção de pluviômetros para alunos do Sítio Uri

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Sítio Uri, a 8km de Salgueiro, estão aprendendo na prática a entender melhor o clima da região. Um projeto de extensão desenvolvido no campus Salgueiro do IF Sertão-PE pela professora do curso técnico em Agropecuária, Adriana Figueiredo, está ensinando aos jovens a construir e usar um pluviômetro com material reciclável para mensurar o índice de chuvas. Eles participaram de oficinas na primeira quinzena de Julho.

O projeto conta com a colaboração dos servidores Gercivania Gomes, Eriverton Rodrigues, José Carlos dos Santos, Sandra Galvão e dos alunos do curso técnico em Agropecuária, Carlos Wendel Gomes, Joyce e Vitória. Segundo a professora Adriana Figueiredo, o objetivo foi fazer uma intervenção sobre climatologia para que os estudantes pudessem compreender melhor o regime de chuvas e construir o mecanismo para mensurá-lo nas próprias casas.

Alunos confeccionaram pluviômetros recicláveis

"Com o pluviômetro, que foi feito de material reciclável, eles podem medir a chuva que cai em casa, na escola, e compreender, entre outras coisas, a diferença de volume, a periodicidade, fazendo com que possam tirar melhor proveito do clima na vida prática.  As práticas aplicadas na oficina possibilitaram uma reflexão interdisciplinar, conduzindo o aluno a percepção dos conhecimentos existentes no processo de medição de chuvas, confecção do pluviômetro por meio de reciclagem de materiais, análise de dados das chuvas que ocorrem na região e literatura de cordel", explicou.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural