Estudantes de Agropecuária conhecem bacia leiteira de Bodocó (PE)

Conhecida por ser a terceira maior do estado, atrás apenas das bacias de Garanhuns e Pesqueira, a bacia leiteira de Bodocó (PE) foi palco de visita técnica realizada pelos estudantes do curso técnico em Agropecuária, do campus Salgueiro do IF Sertão-PE. Na sexta-feira (15), o grupo viajou 133 km para conhecer a Fazenda Boa Rama, no Sertão do Araripe, onde aprenderam sobre a cadeia produtiva do leite.

A Fazenda Boa Rama foi fundada em 1976, e tem uma produção média de 1.400 kg de leite, tipo A, em sistema de ordenha mecânica fechada. A visita foi organizada de forma conjunta pelos professores José Almir Gomes, que levou os alunos do 2o período do curso Técnico em Agropecuária, onde ministra a disciplina de Produção de Ruminantes, e pelo Professor Rafael Aquino, que levou os alunos do 2o período do curso superior de Tecnologia em Alimentos, onde ministra a disciplina de Matéria-Prima de Origem Animal (MPOA).

Estudantes aprenderam sobre a terceira maior bacia leiteira do estado

"Durante a visita, o proprietário da fazenda, médico veterinário e pedagogo, Dr. Absolon Pedroza Bezerra, nos recebeu e contou sua trajetória de vida além da cadeia produtiva leiteira. Os estudantes também conheceram a sala de ordenha, onde verificaram o teste de mastite da caneca. Foi um momento importante de aprendizado fora da sala de aula, em que as turmas puderam verificar na prática a aplicação das teorias", explicou o professor Rafael Aquino.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural