Inovações do mercado de tecnologia são destaque no IV Encontro de Informática

Pelo quarto ano consecutivo, o campus Salgueiro do IF Sertão-PE reuniu profissionais, educadores e estudantes para falar sobre as novidades e tendências do mercado em tecnologia, durante o tradicional Encontro de Informática. O evento, que aconteceu dias 06 e 07 deste mês, contou pela primeira vez com a participação dos estudantes do curso superior de Sistemas para Internet.

Na programação, as palestras sobre segurança da informação e computação quântica chamaram a atenção, trazendo dicas e novidades dessas duas tendências da tecnologia. Também houve uma mesa-redonda com professores e estudantes, que trocaram informações e expectativas sobre a atuação do profissional de informática. Para a coordenadora do curso técnico, Alice Freitas, esse foi um dos momentos mais ricos do evento, seguido pela palestra sobre computação quântica, ministrada pelo doutorando convidado do Rio de Janeiro, Alan Costa.

Mesa redonda promoveu interação entre professores e alunos, que tiraram dúvidas sobre o mercado

"O Encontro já é uma tradição do curso de Informática, mas esse ano, pudemos agregar também os estudantes do curso superior, tornando a experiência ainda mais rica e interessante. Os temas abordados foram atuais, como a computação quântica, a internet das coisas e a segurança da informação, sempre chamando a atenção para a velocidade com que as informações mudam e evoluem nessa área", avaliou a professora.

Acompanhar essas mudanças é, para a coordenadora, uma das características necessárias ao aluno que deseja ingressar na Informática. Com o Processo Seletivo do IF Sertão-PE em andamento, Alice destaca que quem busca uma vaga no curso precisa gostar de novidades e saber acompanhar as tendências. "O que está em alta hoje pode não ser o mesmo daqui a dois meses, então, é preciso estar atento às transformações. Essa velocidade foi um dos principais temas discutidos no Encontro, então, fica o recado para os futuros profissionais e futuros candidatos ao nosso curso técnico", afirma.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural