Semana de Agropecuária valoriza os saberes regionais

Aliar os conhecimentos científicos e populares à formação científica dos estudantes foi a proposta da Semana de Agropecuária do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, que aconteceu de 13 a 17 deste mês. Com o intuito de fomentar a cultura sertaneja, o evento teve ampla participação da comunidade externa e alunos da casa

Na programação, atividades variadas como minicurso de produção de peixes ornamentais, controle de voçorocas e recuperação da mata ciliar incentivaram os participantes a refletir sobre as relações de convivência com o Semiárido. Já as palestras como Empreendedorismo Rural e Visão de Mercado em Topografia possibilitaram discutir sobre as oportunidades de trabalho para os futuros técnicos em Agropecuária.

Minicursos variados abordaram a cultura popular e o saber técnico em Agropecuária

Para o coordenador do curso no campus, Rafael Aquino, o evento cumpriu o propósito de dialogar com a realidade de Salgueiro e do Sertão. "Nosso Instituto precisa estar mais próximo da comunidade local. Essas temáticas que trabalhamos são importantes para o técnico em Agropecuária porque eles precisam pensar interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos de forma integrada, pois vivemos em um mundo globalizado que não pode ser dissociado do local. O técnico em Agropecuária precisa conhecer o homem do campo como detentor de saberes, e valorizá-lo também para uma melhor atuação profissional", avaliou.

O ponto alto do evento foi a troca de experiências durante o primeiro encontro de poetas da chuva do Sertão, onde artesãos, camponeses e poetas compartilharam memórias e saberes. Também houve exposição de artesanatos e hortas suspensas.

A Semana encerrou com uma apresentação musical beneficente em prol do ex-aluno do curso técnico em Agropecuária, Walla.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural