Campus Salgueiro promove capacitação sobre Fake News no II Café com a Imprensa

Você acredita em tudo o que lê na internet? A velocidade com a qual as informações são compartilhadas acaba levando a um grande número de notícias falsas, ou Fake News , que exigem dos profissionais de comunicação uma preocupação extra na hora de produzir e disseminar conteúdo. O debate sobre essa realidade tão atual foi o principal tema do II Café com a Imprensa, realizado pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE nesta quinta-feira (22).

O evento tem como objetivo promover aproximação entre a imprensa local e o campus. Nesta segunda edição, radialistas, blogueiros, produtores de TV e jornalistas participaram de uma palestra sobre fake news e checagem de fatos com a professora Teresa Leonel, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Com ampla experiência no mercado de jornalismo, a professora apresentou casos recentes de notícias falsas de grande repercussão, deu dicas sobre checagem de fatos e tirou dúvidas dos presentes. "O mais grave sobre as fake news é que elas podem prejudicar bastante as nossas relações sociais. É preciso ter cuidado e responsabilidade com a produção de conteúdo em comunicação, atentando para a qualidade das fontes de informação, para que o trabalho jornalístico seja feito de maneira ética e benéfica para o público", alertou.

Profissionais da imprensa tiraram dúvidas sobre fake News com a professora Teresa Leonel

Ainda durante o evento, os participantes receberam kit institucional com bolsa, calendário, bloco de notas, caneta, revista e garrafa do IF Sertão-PE. Também foi distribuído material informativo sobre os cursos oferecidos pela instituição em Salgueiro. "É uma oportunidade para que a imprensa conheça melhor as nossas ações e possa trabalhar junto conosco para levar essas informações à comunidade externa. É uma parceria muito importante", destacou o professor Josenildo Forte, diretor geral do campus.

O Café com a Imprensa teve a primeira edição em 2017, com uma visita guiada pela instituição e apresentação das ações desenvolvidas para formação de estudantes técnicos e de graduação. O evento deve fazer parte do calendário institucional, anualmente.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural