Jovens da Apae participam de aula inclusiva com estudantes de Física do câmpus Salgueiro

Vinte crianças e jovens atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) estudaram a ciência de uma forma diferente, nesta terça-feira (2). Eles participaram de uma aula inclusiva ministrada pelos alunos do curso de Licenciatura em Física do câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE, na qual puderam aprender vários conceitos científicos usando pinturas e brincadeiras.

Durante a aula, os alunos utilizaram materiais como colagens, música, pintura e bolas de sopro para ensinar sobre densidade e composição de cores. A atividade faz parte da disciplina Educação Inclusiva, que pela primeira vez compõe a grade curricular do 4º período da graduação.

Colagens e pinturas foram usados para ensinar Física de forma lúdica

O objetivo, segundo a professora Patrícia Lourenço, foi levar o conhecimento científico a pessoas com diferentes níveis de déficit intelectual. “Como se trata de uma ciência complexa, muita gente pode achar impossível ensinar Física a quem tem déficit, mas o dia de hoje provou o contrário. Foi uma experiência nova e proveitosa para a turma, que nos mostrou que há total possibilidade de adaptar o conteúdo a diferentes contextos de aprendizado” afirmou.

Atualmente, a Apae de Salgueiro atende mais de 50 pessoas com necessidades especiais. Além de atividades culturais e educativas, a instituição também realiza acompanhamento psicológico e fisioterápico.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural