-
Última Atualização: 03 Junho 2019
-
Criado: 30 Mai 2019
-
Acessos: 1761
Campus Salgueiro lança campanha de doação de livros para biblioteca do presídio municipal
Um projeto de extensão desenvolvido pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE promete transformar a realidade dos reeducandos da cidade, com a implantação de uma biblioteca no presídio municipal. Para montagem do acervo, o campus está arrecadando doações de obras de literatura, auto-ajuda e profissionalizantes, que podem ser entregues na própria instituição ou em um dos pontos alternativos de coleta: a rádio Asa Branca, a academia Bem Estar, e os campi do IF Sertão-PE em Floresta e Petrolina Zona Rural.
Idealizado pela bibliotecária do campus Salgueiro, Naira Alves, o projeto nasceu da preocupação com a formação cultural, humana e educacional dos reeducandos, tema que consta na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos eixos de atuação para promoção do desenvolvimento sustentável. "Além de ser uma questão atual, a formação cultural, humana e educacional dos reeducandos oportuniza trabalhar a ressocialização dessas pessoas que estão em restrição de liberdade. Visualizamos a implantação da biblioteca como uma chance de desenvolver não só o apreço pela leitura, como habilidades de criação literária, escrita, expressão, que têm poder transformador na vida dos indivíduos, como pudemos observar no ano passado, quando recebemos na biblioteca o reeducando José Carlos, o qual lançou seu primeiro livro de poesia, escrito no presídio", afirmou a bibliotecária.
Sobre os gêneros literários que estão sendo arrecadados, Naira explicou que foram escolhidos para complementar a formação dos reeducandos. "Não solicitamos livros escolares porque já existe uma escola no presídio, onde eles têm acesso a obras desse tipo. Demos prioridade a literatura, auto-ajuda e formação profissionalizante para ampliar o tipo de leitura e contribuir com o desenvolvimento de outras habilidades", destacou.
O projeto de implantação da biblioteca vai atuar em três eixos: formação pedagógica, que será realizada em conjunto com a equipe do presídio; formação de leitores, que vai compreender práticas de leitura, escrita e formação de debates sobre as diferentes obras literárias disponíveis no acervo; e relações humanas, que abrange o desenvolvimento da ressocialização por meio do convívio com os membros do projeto e participação nas atividades ofertadas.