Estudantes do campus Salgueiro vencem Workshop de Inovação com soluções de convivência para o Semiárido

Os estudantes Emerson Ribeiro, Jevan Dias e Benjamin Calleb Bezerra, do curso de Sistemas para Internet, foram os vencedores de duas entre cinco categorias do Desafio de Ideias, um concurso promovido pelo V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que aconteceu nos dias 8 e 9 deste mês, em Petrolina. O objetivo do concurso era incentivar a criação de propostas de convivência com o Semiárido em cinco eixos: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia, Ciências Agrárias e Sociais. Os alunos venceram nos eixos Ciências Exatas e Sociais, com um projeto para ajudar microprodutores a gerenciar o consumo de água, e um projeto de aplicativo para acompanhamento de propostas de políticos.

Segundo os estudantes, que participam de projetos de pesquisa no campus, a ideia de participar do evento e concorrer ao Desafio foi do orientador, professor Marcelo Anderson. Cada um enfrentou obstáculos para concretizar o envio da proposta inovadora ao Workshop, desde dificuldades para conceber a ideia, tempo de organização e montagem do projeto, até a crença na própria capacidade de vencer. Mas, no fim, todos se surpreenderam e comemoraram a vitória.

A reitora Leopoldina Veras entregou a premiação aos alunos

"No início eu não acreditava que poderíamos ser premiados, pois sempre achei que a nossa região [Salgueiro] não tivesse tanto peso quanto outras cidades maiores e mais desenvolvidas. Ao receber a ligação informando que tinha conseguido o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais, fiquei surpreso e imensamente feliz por ter pensado errado sobre o nosso potencial. O Sertão Central [onde Salgueiro está inserido] tem sua própria identidade e desafios, e nós temos uma instituição que nos apoia e dá suporte para desenvolvermos nossas ideias. O Workshop foi um evento riquíssimo em aprendizagem e amadurecimento pessoal, e estou muito feliz de ter podido fazer parte disto", contou Benjamin Calleb.

"O processo de detalhar o projeto para inscrição foi bem difícil e corrido, por causa do prazo, mas com apoio do nosso orientador conseguimos cumprir as exigências de inscrição para participar. Eu também achava que não tinha grandes chances de vencer, mas foi maravilhoso e gratificante ganhar o primeiro lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra, principalmente porque a nossa proposta tem potencial para ajudar diversas pessoas na vida cotidiana. Nossos esforços foram transformados em vitória, o que me tornou mais confiante para continuar investindo nos meus projetos pessoais e profissionais", explicou Emerson Ribeiro.

"O resultado nos ensinou a ter menos medo e a investir em ideias inovadoras, pois dessa forma poderemos ajudar a criar uma sociedade mais justa e equilibrada. Saímos do Workshop com a sensação de ter crescido pessoal e profissionalmente, e só podemos agradecer a todas as comissões que organizaram o evento, e principalmente ao IF Sertão-PE, pela oportunidade de participar de algo tão desafiador e enriquecedor", afirmou Jevan Dias.

Para o professor Marcelo, que orientou o trio, a confiança produzida nos alunos pelo resultado do Desafio foi a maior conquista que poderiam desejar. "Agora eles se sentem mais motivados e confiantes, sabem que podem superar dificuldades e mudar a realidade em que vivem, e isso é fenomenal. Todos vêm trabalhando bastante em nosso grupo de pesquisa, então colher os frutos deste trabalho foi muito gratificante. Agora, vamos trabalhar para tirar as ideias do papel e transformar as propostas que eles fizeram em realidade", afirmou.

Os estudantes receberam a premiação durante a aula magna do mestrado em Educação Profissional, que aconteceu no campus Salgueiro, na sexta-feira (16), com a presença da reitora do IF Sertão-PE, professora Leopoldina Veras.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural