Ação do campus Santa Maria da Boa Vista promove momentos de reflexão voltados para concluintes do ensino médio integrado

Na última quarta-feira (28), o campus Santa Maria da Boa Vista deu início a uma série de atividades virtuais envolvendo os estudantes concluintes do ensino médio integrado. Com o tema "Projeto de Vida: TrajetóriaS e a formação pessoal, cidadã e profissional", a iniciativa tem como objetivo promover a (auto)reflexão entre os participantes ao longo de três oficinas, convidando-os a refletirem sobre as suas diversas trajetórias de vida e escolhas pessoais. Toda a organização do projeto foi realizada de forma virtual, envolvendo a construção de um coletivo por meio da troca de mensagens (via correio eletrônico e grupos de WhastApp) envolvendo estudantes e servidores do campus.

Durante a primeira oficina, realizada no dia 28 de abril através da plataforma Google Meet, foram abordados o autoconhecimento e as expectativas dos estudantes quanto ao mundo do trabalho, a partir do questionamento "Quem sou?". Na avaliação das idealizadoras do projeto, a psicóloga Érika Freire e a pedagoga Roviane Santana, a ação evidenciou “a necessidade de mais espaços que garantam a escuta e a reflexão quanto aos modos de ser e estar no mundo, possibilitando aos participantes a tomada de consciência das opressões e das liberdades que o diálogo promove”.

Segundo as responsáveis pela intervenção, mais duas oficinas em moldes semelhantes estão previstas para o mês seguinte: “Qual o meu lugar no mundo?”, a ser realizada no dia 5 de maio, e “Quem eu quero ser?”, no dia 19 de maio. Na sequência, serão abordados o significado do trabalho na sociedade brasileira contemporânea, envolvendo a participação de um profissional da área de Sociologia, e, finalmente, a aproximação das experiências de profissionais elencados no processo reflexivo das oficinas, estimulando o debate acerca das políticas públicas de democratização de acesso.

“Falar de projeto de vida é falar de possibilidades de vir a ser. Sendo assim, esse projeto segue com o objetivo de manter a escola ativa na construção de um meio eficaz para o desenvolvimento humano integral, ou seja, na formação para a cidadania, fornecendo aos jovens subsídios para que sejam agentes do conhecimento, interação e transformação de seus contextos de vidas”, defende Érika.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural