Diversidade de Gênero foi tema de evento no Campus Santa Maria da Boa Vista

A segunda edição do encontro "Diálogos Insurgentes", promovido pelo campus Santa Maria da Boa Vista do IFSertãoPE, realizado nesta quarta-feira (06), trouxe como tema a diversidade de gênero e debateu "O que podemos aprender com o corpo Trans na escola?". O evento teve participação de Mycaella Bezerra, Tecnóloga em Agroindústria (IFPE) e licenciada em Ciências Sociais (UNIVASF), ex Supervisora da Diversidade da cidade de Juazeiro/BA e filiada a Rede Trans Brasil e da Natrape; e também da procuradora Federal do IFSertãoPE, Lecticia Marilia de Alcantara, com mediação da psicóloga do campus Santa Maria, Érika Freire.

Debate sobre diversidade de gênero teve participação de estudantes, professores e técnicos

O momento foi agenciado pelo Setor Psicossocial e Coordenação do Ensino Médio Integrado, com apoio da Direção de Ensino e dos demais setores da Assistência Estudantil, que coletivamente promoveram uma espaço de Formação Continuada e Educação Permanente em Saúde com docentes e técnicos administrativos, para que se aproximassem da temática e problematizassem suas práticas cotidianas na atenção a pessoa transgênera na escola.

"É importante salientar que esses espaços são mobilizados pelas vivências escolares, sendo pertinente manter a sensibilidade e escuta das vivências para se fazer novos modos de saberes e atitudes que promovam saúde, qualidade de vida, desenvolvimento, igualdade e justiça às singularidades que transitam e constituem esse coletivo acadêmico, ou seja, educadoras/es, estudantes, responsáveis e sociedade civil. Práticas como essa contribuem para o processo de despatologização dos corpos trans na educação, para o enfrentamento da transfobia e outras formas de violência que possam refletir no ambiente escolar e para o exercício do respeito as diferenças", destacou a psicóloga Érika Freire.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural