-
Última Atualização: 03 Mai 2022
-
Criado: 03 Mai 2022
-
Acessos: 1058
Literatura Indígena foi tema de projeto "Momentos de Literatura"
Entre os dias 27 e 29 de abril de 2022, o projeto de extensão "Momentos de Literapia", desenvolvido pelo campus Santa Maria da Boa Vista do IFSertãoPE, realizou seu terceiro encontro do ano, abordando a literatura indígena em reverência ao mês dos Povos Originários. A ação contou com o seu primeiro momento presencial, no Laboratório de Línguas, e foi realizada em parceria com a disciplina de Português, ministrada pela docente Amanda Oliveira, na turma do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do campus.
De volta aos encontros presenciais
Já o momento on-line, realizado na Plataforma Google, foi aberto para a comunidade civil, garantindo assim uma maior diversidade de público e dos diferentes estados, a começar com a participação especial de Sony Ferseck, da comunidade indígena Macuxi, do estado de Roraima. O professor coordenador do projeto, Ricardo Souza, lançou a proposta da "Literatura Indígena: para reencantar o mundo" como título, objetivando descolonizar a literatura e ascender à ancestralidade que resiste na oralidade e na memória dos Povos Indígenas brasileiros.
Também houve momentos online
Foi possível identificar nesses encontros a importância dada ao projeto como dispositivo pedagógico, portanto, de cuidado para contemplação da sabedoria indígena e da luta e resistência de múltiplas culturas frente à violência sistemática que insiste em extinguir conhecimentos, etnias e raças. Esse sentimento foi marcante em uma das impressões respondidas na enquete avaliativa: "Eu amei, me senti bem tranquila e a experiência foi incrível, eu nunca havia encontrado um 'grupo' assim, que tem interesses como eu. Aprendi muitas coisas, eu nunca havia parado para pensar sobre esses assuntos, sabe? O pessoal só falava normalmente "índios" e isso acabava escondendo essas verdades. Resumindo, eu amei! Tudo de bom. Lar não é só uma casa, um lugar, mas sim sentimentos e pessoas! Espero que o projeto siga em frente porque agora eu finalmente encontrei um 'lar'".
Assim, os "Momentos de Literapia" seguem apostando no potencial das histórias e narrativas de seus participantes para promoção do cuidado de si e das pessoas que se compartilha o cotidiano, reafirmando o efeito terapêutico e humanizador da literatura afetuosa.