-
Última Atualização: 24 Mai 2022
-
Criado: 24 Mai 2022
-
Acessos: 1382
Projeto “Momentos de Literapia" realiza novos encontros no mês de maio
Em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado no dia 17 de maio, a equipe do projeto de extensão "Momentos de Literapia" realizou mais dois encontros ao longo da última semana, desta vez em formatos distintos. Enquanto o primeiro ocorreu de forma presencial na biblioteca do campus, na tarde de quarta-feira (18), o segundo momento foi realizado remotamente através da plataforma Google Meet, na noite de sexta-feira (20), possibilitando a participação das comunidades interna e externa.
O primeiro encontro ocorreu no espaço do mezanino da Biblioteca e contou com a participação da comunidade interna
Além de abordar a importância do apoio mútuo no enfrentamento às múltiplas formas de discriminação à comunidade LGBTQIA+, os encontros tiveram como propósito “abraçar a diversidade de gênero e sexualidade que se expressa no cotidiano”, destaca a psicóloga do campus Santa Maria da Boa Vista, Erika Freire. “No ritmo do cuidado, do interesse em trocar ideias, pensamentos e emoções, os encontros possibilitaram espaços de escuta e fala, apoio e conhecimento quanto aos direitos e luta por respeito”, ressalta Erika.
O segundo encontro ocorreu de forma virtual, com participação das comunidades interna e externa
O encontro relembrou ainda a obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, para enfatizar que "Qualquer amor já é um pouquinho de saúde...". Nas palavras de Erika, este é “um caminho necessário e urgente [para] a promoção de saúde mental dessas pessoas, tendo em vista os efeitos do preconceito, da discriminação e os estigmas sofridos ao longo de suas vidas, pois, como já se sabe, o Brasil é um dos países mais violentos para com a população LGBTQIA+, principalmente com as pessoas transgênero”.