-
Última Atualização: 11 Junho 2015
-
Criado: 10 Junho 2015
-
Acessos: 2881
Começa curso de Tecnologia da Irrigação e Defensivos Agrícolas em Santa Maria da Boa Vista
Teve início na última segunda-feira (8) o curso de Formação Inicial e Continuada ( FIC) de Tecnologia da Irrigação e Defensivos Agrícolas, ofertado pelo câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE e ministrado pelos professores Roberto Holanda e Luis Carlos Pita. Todas as vagas ofertadas foram preenchidas, pois os temas abordados durante o curso são de grande interesse de todos que trabalham com agricultura familiar.
Dentre os temas principais, serão abordados nas aulas Sistemas de Irrigação; Componentes de um Sistema de Irrigação Pressurizada; Manejo da Irrigação; Avaliação de um Sistema de Irrigação, além de Sistema de Medidas utilizadas na Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas; Classes Toxicológicas dos Defensivos Agrícolas; Proteção Individual do Trabalhador; Principais Aplicadores de Defensivos Agrícolas; Pulverizador costal e sua Calibração.
Os temas abordados durante o curso são de grande interesse de todos que trabalham com agricultura familiar
O objetivo do curso é que os alunos saiam aptos a verificar as vantagens e desvantagens dos principais métodos de irrigação, determinar o tempo de irrigação, determinar a quantidade de água gasta na irrigação, verificar os itens e procedimentos de segurança do trabalho para laborar com defensivos, promover o conhecimento dos principais aplicadores de defensivos agrícolas e executar a calibração correta de um pulverizador costal.
Valdenor Oliveira, agricultor da Fazenda Curral Novo em Santa Maria da Boa Vista, distante 17 km da sede do município, soube do curso através de uma entrevista em uma rádio local e pensou imediatamente em participar. “É uma oportunidade de ter mais conhecimento na área de irrigação, pois já trabalho com o plantio de banana e goiaba”, afirma. Já o aluno José Miguel da Silva, Técnico em Agropecuária, se interessou em participar do curso para poder relembrar e reciclar conhecimentos, além de aprender novas informações. Segundo ele, nestes dois primeiros dias do curso, já aprendeu muita coisa nova que pretende replicar no Assentamento Vitória II, no município de Santa Maria da Boa Vista.
O curso de Tecnologia da Irrigação e Defensivos Agrícolas foi idealizado a partir da avaliação das deficiências do setor agrícola na região. O câmpus Santa Maria da Boa Vista pretende ofertá-lo em outras ocasiões, para, assim, capacitar cada vez mais agricultores. Com carga horária de 60 horas, o curso é gratuito e acontece às segundas e terças-feiras, das 15h às 18h, no câmpus Santa Maria da Boa Vista. Ao final do curso, a entrega de certificados será feita a todos os participantes que obtiverem média igual ou superior a sete e freqüência maior ou igual a 75% nas aulas práticas e teóricas.