-
Última Atualização: 02 Julho 2015
-
Criado: 02 Julho 2015
-
Acessos: 6950
Alunos do câmpus Santa Maria da Boa Vista participam de Oficina de Jogos Matemáticos
O câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE oferece, desde maio deste ano, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Oficina de Jogos Matemáticos”. Idealizado pelo professor de Matemática do câmpus, Josemar Claudino, o curso tem uma carga horária de 40 horas e conta com a participação de todos os alunos dos cursos Técnicos em Agropecuária e Edificações, que têm se engajado na capacitação, aprovando a experiência de produzir jogos matemáticos com material reciclado e convencional.
Os alunos dos cursos técnicos regulares da instituição estão engajados no curso
A aluna do curso de Edificações, Maylane Gabriela, diz que o seu grupo produziu um “Jogo do Hexágono”, voltado para crianças de dez anos, e do qual podem brincar seis pessoas de uma só vez. Foi construído em uma semana. “A Oficina está trabalhando cálculo, raciocínio lógico, estimulando o trabalho em equipe e o conhecimento de outros jogos e brincadeiras, por isso pretendo permanecer até o final”, afirma.
O professor Josemar (à esq.) idealizou o curso para estimular a aprendizagem da matemática entre os alunos
Para Josemar, recém-chegado ao IF Sertão-PE, “o objetivo dos jogos é desenvolver o raciocínio lógico e contribuir no processo de ensino-aprendizagem de matemática”. Além disso, o curso visa despertar nos alunos o gosto pela aprendizagem de matemática, estimular a adoção de estratégias para resolução de problemas, desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar e solidificar a ideia de uso de materiais recicláveis, dentre outros objetivos.
Os estudantes já desenvolveram diversos jogos matemáticos
O curso já produziu, até agora, bons resultados: foram confeccionados mais de 10 jogos, tais como “Torre de Hanol”, “Jogo da Velha 3D”, “Xadrez”, “Jogo do Hexágono Regular”, “Resta Um”, “Tangram”, “Quadrado Mágico”, “Estrela Mágica”, “Dominó das Quatro Cores” e “Sudoku”. No segundo semestre deste ano, os grupos, formados por três a quatro alunos, trabalharão no aperfeiçoamento dos jogos já confeccionados e construirão outros diferentes. Ao final das oficinas, a ideia é realizar uma exposição de todos os jogos matemáticos produzidos pelos alunos.