Campus Santa Maria da Boa Vista promove visita técnica a fazenda produtora de uva

Alunos das disciplinas Horticultura I e Agronegócio I, oferecidas pelo campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE no curso Técnico em Agropecuária do Pronatec, visitaram a Fazenda Sasaki, produtora de variedades de uva de mesa e suco, na última sexta-feira (30). Durante a atividade, idealizada pelos professores Roberto Holanda e Fernanda Costa, os estudantes puderam observar em campo as variedades de uva que a fazenda produz, além de itens necessários para a produção, como o porta-enxerto, o repouso do pomar, a poda, a desbrota, o raleio, o controle fitossanitário e os manejos de irrigação, adubação e matéria orgânica.

Alunos aprenderam sobre tratos culturais na videira

A visita foi acompanhada pelo Agrônomo Aires Sizenando e pela proprietária da Fazenda Sasaki, além do técnico agrícola Marcelo Araújo. Durante a explanação, foi ressaltada a importância do trabalho feminino em certos tratos culturais da cultura da uva, como o raleio dos frutos, fase durante a qual 100% da mão de obra é feminina. Os alunos se depararam com variedades que apresentam royalties para seu uso, ou seja, a Fazenda paga à empresa possuidora da patente da variedade de uva para poder produzi-la e comercializá-la.

Estudantes observam normas do packing house

Após a área de campo, visitou-se o packing house da fazenda. Nele, os alunos conheceram toda a rota que a uva que vem do campo segue até ser embalada. Dependendo do importador, há um tipo de embalagem diferente. Foram explicadas pelo técnico Marcelo Araújo as informações que vem na etiqueta das caixas. No ambiente do packing house, também predomina o trabalho feminino, observando as exigências sanitárias que os funcionários devem obedecer.

Turma posa durante visita à Fazenda Sasaki

A fazenda segue as exigências de algumas certificadoras, já que parte de sua produção destina-se ao mercado europeu. Toda exportação da Fazenda é através da cooperativa COANA – Cooperativa Agrícola Nova Aliança, à qual está associada. Finalizando a visita, o professor Roberto Holanda agradeceu à Fazenda Sasaki pela gentileza da concessão da visita e salientou a importância do evento na formação dos alunos.

*Com informações de Roberta Duarte

Campus Santa Maria da Boa Vista