-
Última Atualização: 11 Novembro 2015
-
Criado: 11 Novembro 2015
-
Acessos: 2539
Campus Santa Maria da Boa Vista promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Na última segunda-feira (09), o campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE deu início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema nacionalmente abordado, “Luz, Ciência e Vida”. O evento foi promovido na Câmara de Vereadores do município.
O evento foi aberto com um momento de descontração proporcionado pelo professor de Matemática Josemar Barbosa, que cantou com a platéia uma canção em alusão à preservação do meio ambiente. Logo após, o diretor-geral do campus, Jeziel Cruz, abriu oficialmente o evento mencionando a importância de se discutir um tema de relevância para os cidadãos em geral.
Palestra sobre Crise Hídrica com Lúcio Pereira - pesquisador da Embrapa Semiárido
Cerca de 50 pessoas participaram do evento. A primeira palestra foi sobre o tema “Crise Hídrica”, com o pesquisador da Embrapa Semiárido Lúcio Pereira. Ele informou que a água do mundo não está diminuindo: ela não está sendo bem usada e reutilizada. Também desmistificou que o aquecimento global não é o principal causador da crise hídrica e sim a poluição, a má gestão dos recursos hídricos e a falta de cuidados com a utilização da água. Para a aluna Ana Paula Ribeiro, do curso Técnico de Agropecuária, essas informações deixaram uma importante mensagem para todos os presentes. “Devemos consumir a água de modo mais consciente, pensar no coletivo, recompor a mata ciliar das fontes de água e cuidar dos mananciais, para que possamos ter água potável à disposição para muitas e muitas gerações”, destacou.
Mesa redonda sobre a Construção da Usina Hidro Elétrica de Riacho Seco (em pé: Fernanda Rodrigues, representante do MAB)
O dia contou também com uma mesa redonda para discutir a construção da Usina Hidroelétrica de Riacho Seco, com a participação do assessor do Gabinete da prefeitura municipal, Macilom Nunes, que apresentou um vídeo institucional sobre o tema e discutiu aspectos positivos e negativos da implantação. Sobre o tema também debateu a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAb), Fernanda Rodrigues, que apresentou os impactos sociais e culturais da construção. O pesquisador Lúcio Pereira também esclareceu alguns pontos sobre a barragem.
A Semana da Ciência e Tecnologia terá ainda atividades nos dias 12 e 13 de novembro, através de duas visitas técnicas que os alunos do Curso Técnico em Agropecuária farão na Agrovale em Juazeiro e à Usina Hidroelétrica da Chesf em Sobradinho.