-
Última Atualização: 30 Novembro 2015
-
Criado: 30 Novembro 2015
-
Acessos: 2756
Estudantes do curso Técnico em Agropecuária fazem aula prática de vacinação contra febre aftosa
Na última quinta-feira (26), 20 estudantes do curso Técnico Subsequente em Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE tiveram uma aula prática de vacinação no sítio Santa Bárbara, na zona rural do município.
A aula prática ensinou aos estudantes de Agropecuária técnicas de vacinação do gado
Os alunos puderam colaborar pela segunda vez esse ano na aplicação de vacina contra a febre aftosa, uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa, que possui sete soros imunologicamente distintos, são eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1. No Brasil, são encontrados apenas os tipos A, O e C. A vacina deve ser aplicada duas vezes ao ano para manter o gado livre de contaminação.
Na oportunidade, foram vacinados 15 bovinos. Os estudantes receberam orientação do professor Roberto Holanda, o apoio do técnico da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Edmilson Luciano, e da prefeitura municipal de Santa Maria da Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Educação.
Estudantes do curso Técnico em Agropecuária fizeram aula prática de vacinação contra febre aftosa
Para a aluna Francineide Brandão, do Assentamento Jatubarana, em Santa Maria da Boa Vista, a experiência lhe proporcionou "conhecimentos sobre a contenção do gado, os cuidados com a vacina, a dosagem, o local e a forma certa de aplicação da vacina". Ela vacinou uma vaca e se sentiu segura e confiante para poder colaborar com a criação de bovinos.