Estudantes do campus Santa Maria da Boa Vista preparam-se para seleção de estágio nos EUA

Em clima de expectativa, estudantes do campus Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) também se preparam para participar do processo seletivopromovido pela Amazon Produce Network, empresa norte-americana que está ofertando sete vagas de estágio no exterior para alunos da instituição. Resultado de uma parceria iniciada há nove anos entre o IF Sertão-PE e a Amazon, o programa de estágio terá duração de 18 meses e será realizado nos Estados Unidos da América (EUA), onde a empresa está sediada.

Ainda no dia 17 de novembro, alunos dos cursos técnicos subsequentes de Agroindústria e Agropecuária, vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), participaram de uma palestra sobre pós-colheita realizada pela professora Aline Rocha, do campus Petrolina Zona Rural. A capacitação ocorreu na sede provisória do campus Santa Maria da Boa Vista, no centro do município, e abordou temas como tratamento fitossanitário e aplicação de ceras, entre outros. Já nos dias 19 e 20 de novembro, os estudantes voltaram a participar de um minicurso promovido pelo campus Petrolina Zona Rural destinado exclusivamente a candidatos do processo seletivo, quando também foi abordado o tema da pós-colheita.

Alunos do campus Santa Maria da Boa Vista participaram de capacitação sobre pós-colheita, realizada pela professora Aline Rocha

Além desses momentos, os alunos também estiveram presentes em um encontro com o técnico em Agricultura Jobson Guimarães, em 25 de novembro. Ex-aluno do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Jobson teve a oportunidade de estagiar na Amazon há alguns anos e hoje trabalha em uma empresa do ramo de produção e exportação de frutas do Vale do São Francisco, a Ibacem Agrícola. Na ocasião, Jobson falou sobre a experiência de estagiar na empresa, destacando a importância da oportunidade e o crescimento pessoal e profissional conquistado.

Recentemente, oito alunos do campus Santa Maria da Boa Vista participaram da entrevista da primeira etapa do processo seletivo, em 26 de novembro. Quatro dias depois, realizaram uma prova escrita, que também faz parte da primeira fase da seleção. A segunda etapa ocorrerá no campus Petrolina Zona Rural nos dias 3 e 4 de dezembro, quando serão entrevistados por uma equipe da própria empresa. A divulgação do resultado está prevista para as 17h desse último dia.

Com informações e foto de Roberta Duarte

Campus Santa Maria da Boa Vista