Campus Santa Maria da Boa Vista sedia evento “IF Sertão-PE entre Diálogos”

O campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE sediou um evento, no último dia 17 de novembro, objetivando realizar uma prestação de contas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) dentro da sua região de atuação. Intitulado “IF Sertão-PE entre Diálogos”, o evento visou apresentar aos parceiros demandantes os resultados das parcerias locais – vagas e matrículas do período 2012 a 2014, apresentar propostas de oferta para 2015.2, fortalecer a política de relacionamento existente nos pontos de presença institucional e ouvir os relatos dos municípios parceiros sobre os resultados dos cursos ofertados em suas localidades.

Participaram o prefeito de Lagoa Grande, Dhonikson do Nascimento, a Secretária de Educação de Santa Maria da Boa Vista, Yara Reis, o Secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo e Macilom Nunes, assessor de gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Secretária de Desenvolvimento Social de Orocó, Lívia Maria Gorete, o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Cabrobó, Sávio Angelim, e Rayana Araújo, coordenadora do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalhode Cabrobó, além de outros convidados.

A coordenadora geral do Programa no IF Sertão-PE, Eliene Silva, falou sobre as ações do Pronatec

O coordenador do Pronatec, Ricardo Maia, e a coordenadora geral do Programa no IF Sertão-PE, Eliene Silva, falaram sobre como se iniciaram as ações do Pronatec no IF Sertão-PE e como foi a evolução das ações em toda a região. Houve também a apresentação do coordenador adjunto do Pronatec da Unidade Remota de Lagoa Grande, Paulo Dalmás, que apresentou dados exitosos, principalmente, com relação à pouca evasão em todos os cursos ofertados (Formação Inicial e Continuada e Cursos Técnicos). Foi demonstrada a preocupação da equipe com a permanência do aluno no curso, através de um acompanhamento próximo. Além disso, foram apresentados os eventos locais em que os resultados de alguns cursos foram expostos à comunidade. Para elucidar a colaboração do Pronatec na vida dos discentes, dois alunos de Lagoa Grande do Curso Técnico de Informática deram o seu relato, dizendo que fazer o curso está dando novas expectativas e horizontes para a vida deles. Os dois atualmente estão estagiando na reitoria do IF Sertão-PE.

Depoimento de alunos de Lagoa Grande

Dando prosseguimento ao evento, o coordenador adjunto do Pronatec no campus Santa Maria da Boa Vista e das unidades remotas de Orocó e Cabrobó, Francisco de Assis, explanou sobre os inúmeros cursos que foram ofertados em Santa Maria e Orocó e o compromisso do campus em atender também as demandas do município de Cabrobó, necessitando para tal a liberação por parte do Governo Federal. Em seguida, foram dados relatos de experiência dos representantes de cada município participante. Todos os parceiros reforçaram também as parcerias firmadas e deixaram o interesse em ampliar os apoios às ações de capacitações do Pronatec que vem inserindo renda nos municípios da região, tanto com as bolsas dos alunos quanto com as bolsas dos professores e equipes administrativas. “Os municípios estão recebendo cursos técnicos e de aperfeiçoamento gratuitos e possibilitando o crescimento econômico da região, através da oferta de mão-de-obra melhor qualificada no mercado”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria da Boa Vista, Ronaldo Araújo.

Visita à obra do campus

Ao final do evento, Eliene Silva reforçou que o Pronatec é um braço que estende a formação técnica e profissional onde o IF Sertão-PE ainda não consegue chegar com as suas ações institucionais habituais, sendo um importante instrumento de propagação do ensino técnico e de aperfeiçoamento em localidades distintas e de modo a ser ofertado próximo às comunidades, facilitando assim ainda mais o acesso à educação. Após a finalização dos relatos de experiência, todos os presentes foram convidados a conhecer as obras da sede definitiva do campus Santa Maria da Boa Vista, a fim de visualizarem melhor o potencial de contribuição que o IF Sertão-PE terá na região, assim que a construção for concluída.

*Com informações de Roberta Duarte

Campus Santa Maria da Boa Vista