-
Última Atualização: 03 Dezembro 2015
-
Criado: 03 Dezembro 2015
-
Acessos: 2673
Estudantes participam pela primeira vez da Jornada de Iniciação Científica e Extensão
Nove dos 11 estudantes bolsistas do campus Santa Maria da Boa Vista participaram pela primeira vez da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) do IF Sertão-PE. A décima edição do evento, realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, no campus Petrolina Zona Rural, foi um momento importante para alunos dos cursos técnicos e superiores apresentarem à comunidade os resultados dos projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, que têm sido desenvolvidos nos sete campi do Instituto.
Os estudantes do campus apresentaram seus trabalhos no formato de banner
Como é o primeiro ano de atividade do campus Santa Maria da Boa Vista, os seis projetos de extensão e os cinco projetos de pesquisa ainda estão em execução e, por isso, foram apresentados no formato de banner, com a previsão de serem finalizados até maio de 2016. Participar de um evento da magnitude da Jince foi muito importante para o desenvolvimento educacional dos alunos.
Segundo a responsável pelo setor de Extensão do campus Santa Maria da Boa Vista, Roberta Duarte, os alunos tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas para as suas áreas de atuação (Chesf, Pepsico, Vinícola Ouro Verde, Centro de Tratamento de Resíduos – CTR e visita a tanques de piscicultura em Sobradinho-BA), conheceram outros alunos, fizeram um intercâmbio cultural, além de assistirem apresentações orais de trabalhos já finalizados. Perceberam ainda que o ensino, a pesquisa e a extensão são encarados com muita seriedade pelos estudantes dos demais campi do Instituto.
A interação entre estudantes de diferentes campi foi um dos principais feitos da Jince 2015
Para o aluno Júlio Leal, bolsista do projeto de pesquisa “Reconhecimento Arqueológico e levantamento etno-histórico em Santa Maria da Boa Vista”, coordenado pelo professor André Luiz Proença, o nível dos trabalhos apresentados foi muito bom. “A visita à Chesf foi de grande proveito, pois foram repassadas muitas informações na área energética e na área de edificações”, destaca. Ele também pôde assistir a dois filmes, da abertura e do encerramento do evento, além de ter a experiência de apresentar um banner no último dia do evento sobre seu projeto de pesquisa.