-
Última Atualização: 21 Dezembro 2015
-
Criado: 21 Dezembro 2015
-
Acessos: 2084
Campus Santa Maria da Boa Vista capacita profissionais de saúde sobre Dengue, Zika e Chikungunya
Na última terça-feira (15), o campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, finalizou um clico de palestras voltado para profissionais de saúde sobre as doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A capacitação aconteceu em dois momentos: o primeiro, realizado no último dia 10, destinado a médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento. O segundo momento foi com agentes comunitários de endemias do Município.
A Capacitação foi ministrada pela enfermeira do campus, Marhla Assunção. O objetivo do treinamento foi explanar sobre a atual situação epidemiológica do mosquito na região, levar informações e orientações do novo protocolo instituído pela Secretaria Estadual de Saúde sobre os casos de microcefalia, além disso, introduzir o manejo clínico das febres Zika e Chikungunya e reforçar as diferenças e semelhanças entre essas doenças, cujo transmissor é o mesmo mosquito.
Profissionais de saúde atualizaram-se sobre as doenças Dengue, Zika e Chikungunya
Foi fornecida ainda aos profissionais de saúde uma oportunidade de se atualizar em relação ao quadro epidemiológico e principalmente disponibilizar informações para que o paciente tenha um suporte completo em seu tratamento, assim como os trabalhos relacionados ao combate aos vetores que transmitem a doença. Na cidade de Santa Maria da Boa Vista já existem três casos suspeitos de microcefalia associado ao zika vírus.
Vale lembrar que a população também tem um papel importante na eliminação de criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d'água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.