Estudantes e servidores participam da XVII Serenata da Recordação

Em uma parceria com a Secretaria de Cultura do município de Santa Maria da Boa Vista, estudantes e servidores do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram, nos dias 8 e 9 de julho, da XVII Serenata da Recordação. Na ocasião, a comunidade acadêmica do Instituto expôs com criatividade os conhecimentos acerca dessa festa.

Um grupo de estudantes do campus realizou uma intensa pesquisa de campo que coletou informações e materiais representativos de cada ano em que o evento ocorreu, na forma de convites, cartazes, troféus e fotografias. Todos esses materiais ficaram expostos no estande montado pela instituição, para apreciação dos visitantes interessados em conhecer um pouco mais da cultura da cidade e da história dessa festa.

O movimento foi intenso no estande do campus Santa Maria da Boa Vista durante os dois dias de evento

O tema da Serenata deste ano foi “Entre versos e canções meu amor é um cordel”. A novidade foi a substituição de referências a castelos e palácios, que remetiam às origens da serenata no Brasil, por xilogravuras e outros elementos da cultura da região. Na festa, os seresteiros percorrem algumas ruas da cidade, cantando diversas canções. Eles pararam em algumas casas e cantaram canções dedicadas especialmente às pessoas daquele lugar.

Estudantes do IF Sertão-PE que trabalharam na pesquisa apresentaram na rádio local um resumo do que seria exposto no estande da instituição, que recebeu diversos visitantes nos dois dias de festa. As alunas expuseram os conhecimentos acerca das origens e desenvolvimento da serenata ao longo dos anos, caracterizadas com base no tema do ano atual no primeiro dia, e no tema das serenatas anteriores no segundo dia. Além da participação desse grupo no estande, o IF Sertão-PE se fez presente também por meio de um aluno que representou o bodegueiro, personagem relacionado à cultura da cidade, destacado no tema deste ano.

Estudantes e servidores partilharam de maneira criativa os conhecimentos acerca da festa

História

A Serenata da Recordação iniciou em Santa Maria no ano de 1999, buscando resgatar lembranças de emoções vividas por aqueles que a criaram. Foi criada por um grupo de amigos que gostava de estar à beira do Rio São Francisco, cantando à luz da lua para relembrar paixões, embalar os primeiros amores e chorar suas mágoas.

Decidiram tornar público aquele momento de lazer, proporcionando “um momento agradável, romântico, onde a nostalgia toma conta e os faz pensar nas lindas histórias de amor que nasceram a partir de uma serenata”, na descrição deles próprios. A primeira serenata que ocorreu em Santa Maria da Boa Vista foi no dia da inauguração do Museu Coripós e da Escola de Música Mestre Ênio.

Com informações de Marcus Vinicius Vieira do Nascimento

Campus Santa Maria da Boa Vista