Curso de Cultura Popular no Brasil é encerrado em Santa Maria da Boa Vista

Realizado no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Cultura Popular no Brasil: Estudos, práticas e reflexões” foi encerrado na noite do último dia 22.

Ao longo das 40 horas de aulas, os estudantes tiveram contato com estudos acerca da cultura popular no Brasil. A partir de obras que abordam as diferentes manifestações e maneiras de pesquisar a cultura popular, foi possível realizar dois momentos de registros em campo.

Cerimônia de encerramento reuniu alunos, servidores e comunidade

Na noite do dia 06 de janeiro, os estudantes aplicaram os conhecimentos obtidos nas aulas realizando registros manuscritos, fotográficos e audiovisuais da Festa de Reis, em Santa Maria da Boa Vista, e em diferentes momentos ao longo da Novena de Nossa Senhora da Saúde, rezada em latim, que é uma manifestação da religiosidade popular observada na Agrovila 30 do Perímetro Irrigado Fulgêncio.

Responsáveis pelo curso "Cultura Popular no Brasil"

A partir dos registros e das informações coletadas, foi editado um vídeo com duração de 20 minutos, que apresenta imagens dos Reisados de D. Jacinta, do Inhanhuns, do Saruê, e também da Novena de Nossa Senhora da Saúde, culminando com um almoço comunitário realizado no dia 02 de fevereiro.

Encerramento do curso

Na noite de encerramento do curso, esteve presente D. Jacinta e outros integrantes do Reisado, que assistiram ao vídeo e puderam conversar com servidores, estudantes e pessoas da comunidade que prestigiaram o evento.

*Com informações de José Nicolas

Campus Santa Maria da Boa Vista