Campus Santa Maria dá início ao 3º Ciclo de Palestras de Edificações

Nesta terça-feira, dia 23, o campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE deu início ao 3º Ciclo de Palestras de Edificações com a temática ‘Responsabilidade Profissional: o papel do técnico na sociedade’. Com a abertura do evento às 09h, os alunos receberam os primeiros palestrantes para agregar novos conhecimentos acerca do assunto.

Encenação  de professora e alunos apresenta técnico em atividade

Inicialmente, a professora Luciana Nóbrega e alguns alunos do instituto encenaram uma peça mostrando a atividade do Técnico em Edificações. Em seguida, o engenheiro civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA/PE) Elvis Carvalho apresentou dados sobre a regulamentação do técnico, bem como algumas das atribuições do profissional que vão desde prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projeto e pesquisas tecnológicas, orientar a execução dos serviços e manutenção de equipamentos, até coordenar equipes de execução de instalações, montagens e operação.

Engenheiro Elvis Carvalho destaca atribuições do profissional

O engenheiro também tratou sobre a importância do registro profissional e as anotações de responsabilidade técnica (ART), demonstrando seriedade e profissionalização do técnico no exercício da atividade.

No segundo momento da manhã, o professor do campus Salgueiro Marcos Padilha abordou o tema ‘Responsabilidade do Técnico em Edificações no Projeto e Execução de Estruturas’ apresentando  conteúdo sobre estruturas de concreto, armação, formas e produção do concreto, demonstrando através de imagens projetadas em tela tudo o que fora destacado. “Devemos ter responsabilidade naquilo que estamos fazendo. Vocês vão aprender o que é necessário para que uma obra se estruture e se consolide”, afirmou Marcos.

Debate tira dúvidas e curiosidades dos alunos

Ao final das palestras, houve a oportunidade para os alunos apresentarem suas dúvidas e curiosidades através de um debate mediado pelo professor Humberto Alencar, momento em que os palestrantes responderam questionamentos, em sua maioria referente ao mercado de trabalho, área de atuação do profissional e salários. “Momentos como esses são oportunizados para os alunos tirarem dúvidas e conhecerem o mercado de trabalho. O profissional que é bom, é difícil de sobrar”, afirmou Humberto.

No turno vespertino foi o momento da oficina de Leitura e Interpretação de Projetos com o professor Marcos Padilha, e apresentação de novas soluções em aço e industrialização na construção, como uma forma de apresentar as novidades desse mercado para os alunos.

Oficina Leitura e Interpretação de Projetos

Satisfeita com o ciclo de palestras, a aluna do curto Técnico em Edificações Elizabeth Santana que iniciou os estudos com o objetivo de agregar conhecimento na área de construção para desenvolver os projetos da família do jeito adequado, elogiou os professores e disse que as palestras são válidas porque mostra a realidade do mercado.

Texto: Kátia Sandes

Campus Santa Maria da Boa Vista