Alunos do campus Santa Maria participam da 1ª Semana de Matemática do IFPE

Professores e alunos do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram da 1ª Semana de Matemática do campus Pesqueira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de maio na cidade de Pesqueira e estiveram presentes estudantes, docentes e gestores de diversas instituições públicas e privadas de ensino do Estado.

Representando o campus Santa Maria, o professor Érico Barbosa e os alunos Geazi Massena e Raquel Cavalcante estiveram presentes no encontro participando em minicursos, oficinas, palestras e apresentação de trabalhos desenvolvidos na sede do campus IF Sertão-PE. Na quinta-feira, dia 25,  eles participaram da oficina ‘Matemática, Literatura e Contemporaneidade: desafios e possibilidade de uma prática interdisciplinar’, ministrada pelo professor Severino de Melo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesse mesmo dia também participaram da palestra Meus encontros, não presenciais, ministrada pelo mesmo professor.

Professor Érico Barbosa e alunos em busca de conhecimento e novos desafios

Na sexta feira, dia 26, participaram das oficinas ‘A utilização do Teorema de Pick no cálculo de área de figuras planas: uma abordagem para o ensino básico’. Em seguida, o professor Érico Barbosa ministrou a oficina ‘Construções Geométricas: técnicas de geometria gráfica para a resolução de problemas com régua e compasso’.

No período da tarde, os alunos Geazi Massena e Raquel Cavalcante apresentaram o minicurso ‘Geometria Fractal e Música: um encontro da Arte Matemática’, momento em que teve muito destaque pela novidade do tema e a interatividade sobre o estudo dos fractais. Segundo Érico Barbosa, esses são apenas os primeiros passos de um grupo de estudos do Centro de Pesquisa de Matemática do campus Santa Maria IF Sertão-PE, criado com a finalidade de fomentar o estudo e pesquisa de matemática.

“O envolvimento dos alunos desde a confecção até a apresentação desses trabalhos no evento é de grande importância para a formação pessoal e profissional nos parâmetros que a Educação Técnica e Tecnológica proposta pelo IF Sertão-PE que direciona para uma interdisciplinaridade e criticidade. Esses alunos tiveram grande destaque no evento por pertencerem ao primeiro ano do ensino médio em edificações e já participarem ativamente em eventos desse porte”, ressaltou o professor.

Alunos Geazi Massena e Raquel Cavalcante entre professores e outros participantes do evento

De acordo com o aluno Geazi Massena, a viagem foi uma nova forma de aprendizagem para o rumo da matemática, e as experiências com os minicursos e oficinas foram inovadoras. “Nunca apresentei um trabalho tão complexo e emocionante”, destacou o aluno.

“Eu particularmente gostei do evento, pois no meu ensino fundamental nunca tive oportunidades para ministrar um minicurso. As experiências foram inovadoras como a de conhecer um novo campus e trocar informações sobre o ensino de matemática. Posso expressar a meu contentamento em participar de eventos dessa magnitude representando o Campus Santa Maria do IF Sertão-PE”, finalizou a aluna Raquel Cavalcante.

Com informações de Érico Barbosa

Campus Santa Maria da Boa Vista