-
Última Atualização: 16 Julho 2018
-
Criado: 31 Mai 2017
-
Acessos: 3614
Encerramento de Curso FIC é marcado por apresentações musicais e dramaturgia no campus Santa Maria da Boa Vista
‘Apertem os cintos, abram os olhos e sonhem com a gente’ foram as palavras iniciais da cerimônia de encerramento do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Introdução aos Fundamentos do Canto Coral e do Curso de Desenvolvimento Teórico e Vocal do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, ocorrida na noite da terça-feira, dia 30, na sede da instituição.
Professora Talita Massena inicia a cerimônia com a saudação de boas vindas ao público
A noite foi marcada por apresentações musicais agregadas à dramaturgia com atuação dos alunos concludentes do curso e integrantes do projeto de extensão ‘Linguagens Artísticas Integradas’ do campus Santa Maria.
Com apresentação da professora Talita Massena, o evento iniciou com a saudação de boas vindas aos convidados presentes destacando a proposta da cerimônia ao unir a música a outras artes, de modo a criar interação dos projetos e integração de todos os envolvidos. Na sequência, a primeira música ‘Xote das meninas’ foi executada, tendo a apresentação teatral dos participantes que demonstraram o enredo da canção.
Professora Maria Clara Tavares conduz o integrantes do curso em vozes de canto coral
Durante o evento, as músicas ‘Andar com fé’, ‘ Trem bala’, ‘Paz pela paz’ e ‘Um mundo bem melhor’ foram cantadas pelos concludentes com demonstração de alegria e entusiasmo no desempenho das ações. A aluna Amanda Pedroso do Curso de Desenvolvimento Teórico e Vocal no Canto Coral apresentou a satisfação em participar do FIC, afirmando que ‘foi muito gratificante fazer o curso’. “Já canto na igreja e o curso ajudou muito a trabalhar a voz na hora de cantar e nos momentos de me comunicar com as pessoas”, disse a aluna.
Participante do curso Amanda Pedroso expõe sua experiência vivenciada durante as aulas
A participante do Curso de Introdução aos Fundamentos do Canto Coral Jucélia Silva deu um breve depoimento sobre a mudança que ela teve nas relações interpessoais. “O curso me ajudou no relacionamento com as pessoas porque eu ficava muito nervosa e ansiosa ao conversar e falar com as pessoas. Ficava muito envergonhada, e o curso auxiliou com a respiração ao falar e a vergonha ao me expressar. Aprendi a usar a voz e alongar para cantar”, comentou Jucélia.
Coral se apresenta com várias canções escolhidas durante o curso
Com pétalas de rosas brancas compondo o cenário de apresentações, representando a paz cantada nas canções, a professora ministrante do curso Maria Clara Tavares, entregou prêmios aos alunos que se destacaram no curso através das categorias Aluno Estudioso, Aluno Compromisso e Aluno Amigo. Os alunos premiados foram escolhidos em votação pelos próprios colegas, e na categoria compromisso, o premiado foi selecionado pela professora que usou critérios como pontualidade, assiduidade, participação, dentre outros, para avaliação do destaque. " Eu me sinto muito satisfeita com o trabalho realizado, pois os objetivos dos cursos foram atingidos. Percebi o crescimento e o aprendizado dos alunos, e o resultados dos trabalhos desenvolvidos no projeto.Sei que mesmo com as dificuldades com tantos conteúdos novos, houve grande interesse em superar os obstáculos. Em cada finalização de trabalho, a dedicação se sobressai e a alegria da experiência também", salientou a professora.
Alunos destaque recebem prêmios nas categorias Estudioso, Compromisso e Amigo
Os alunos também prestaram uma homenagem em agradecimento à professora pelos conhecimentos transmitidos, pela dedicação e amizade que construíram durante as aulas. “Fiquei satisfeitíssimo. O curso foi bom demais. A gente pensa que sabe cantar, e acaba descobrindo que tem muita coisa a aprender sobre técnicas de voz e respiração”, ressaltou o aluno Tonires Bezerra que é coordenador de canto da Pastoral Familiar.
Música e dramaturgia marcaram as apresentações do encerramento do curso
O evento finalizou com a apresentação da canção ‘Feira de Mangaio’, sendo representada pelo improviso de uma feira como cenário e alunos como feirantes em cena.