Professor do campus Santa Maria da Boa Vista tem trabalho publicado internacionalmente

O docente do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, Diego Melo, junto a outros pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, participou do livro “Hybrid Polymer Composite Materials: Structure and Chemistry” organizado pelo Doutor Vijay Kumar Thakur da Washington State University que é uma instituição de pesquisa dos Estados unidos. O livro trata do desenvolvimento de materiais amigáveis ao meio ambiente com o objetivo de substituir os produtos convencionais à base de petróleo.

De acordo com o docente, o livro trata sobre materiais compósitos que são materiais formados pela união de outros compostos de naturezas diferentes para imprimir novas propriedades e obter um produto de melhor qualidade. “ O livro oferece uma compreensão clara do estado atual da arte e da crescente utilidade de materiais compósitos de polímeros híbridos. Trata da estrutura e química de diversos tipos de compósitos híbridos e suas diversas áreas de aplicação, tais como agricultura, tratamento de água, indústria alimentícia, cosmético, farmacêutica, biomédica, dentre outros”, afirma o professor Diego Melo.

Docente Diego Melo junto a alunos na transmissão de informações

Além da participação no livro, o professor teve seu artigo “Allergenic Fragrances Analysis in Brazilian Perfumes by Headspace Solid Phase Microextraction and Gas Chromatography - Mass Detector” publicado em parceria com a Universidade Federal do Ceará no Journal of the Brazilian Chemical Society que faz parte da principal Sociedade de Química do país e tem como objetivo a divulgação da química e suas relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O artigo teve o objetivo de quantificar fragrâncias alérgicas presentes nos perfumes comercializados no Brasil através da microextração em fase sólida e análise por cromatografia gasosa detectada em massa. “Fragrâncias quando usadas por alguns indivíduos podem manifestar reação alérgica quando entram em contato direto com a pele. A publicação é interessante porque as autoridades brasileiras ainda não tinham regulamentação sobre as fragrâncias alérgicas presentes nos perfumes”, destaca o professor Diego Melo.

A contribuição do docente no livro publicado internacionalmente encontra-se no capítulo 11.

É possível acessar o artigo aqui.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural