Servidores do campus Santa Maria da Boa Vista tem proposta de evento aprovada junto ao CNPq

Servidores do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE conseguiram aprovar proposta de evento em chamada pública realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento apresentado no projeto com o tema ‘Ciência e tecnologia no seminário: uma visão interdisciplinar do ensino de matemática’ será realizado no período de 23 a 27 de outubro de 2017 durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A proposta apresentada pelos servidores visa propiciar a divulgação e popularização da ciência nos municípios de abrangência do campus Santa Maria da Boa Vista, estimular a visualização do caráter interdisciplinar da ciência e tecnologia, além de assegurar a continuidade das ações científicas e promover a qualidade de vida da população dos municípios envolvidos.

Alguns dos integrantes do projeto em participação da reunião de elaboração da proposta

De acordo com o proponente do projeto, professor Roberto Holanda, o evento abrangerá áreas como matemática, música, cinema, teatro, agrárias, construção civil e ciências sociais, enfatizando o caráter interdisciplinar e transdisciplinar, de modo a fomentar a cidadania, melhoria da qualidade de vida da população dos municípios envolvidos, promovendo a percepção da importância da ciência e tecnologia em suas variadas aplicações para evolução da sociedade.

O professor Érico Barbosa, um dos integrantes da elaboração do projeto, destaca que o evento apresentará uma visão interdisciplinar da matemática, relacionando a disciplina com o teatro e o cinema como forma de melhorar a aprendizagem do aluno, propiciando uma ferramenta com tons revolucionários e minimizando o distanciamento que alguns estudantes possuem com a matemática.

Aprovação do projeto traz satisfação aos integrantes da elaboração

“Esse evento de matemática vem contemplar as necessidades de políticas de ensino da disciplina na região do semiárido pernambucano. Ainda é válido salutar que estamos no biênio da matemática e esse evento no campus Santa Maria da Boa Vista terá visibilidade nacional”, comentou o professor Érico Barbosa.

O professor Josemar Barbosa, também participante do projeto, ao expressar a satisfação da aprovação do projeto comentou ter a sensação de dever cumprido no que tange à missão do IF Sertão-PE na região em apresentar uma educação pública com qualidade à comunidade. “Vejo a singular oportunidade de trabalhar a matemática de forma interdisciplinar, considerando também as especificidades da região, oportunizando a todos aqueles que serão alcançados pelo projeto um novo olhar em relação a essa tão importante ciência”, finalizou o docente.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural