-
Última Atualização: 15 Agosto 2017
-
Criado: 15 Agosto 2017
-
Acessos: 3520
II Gincana Escolar do campus Santa Maria da Boa Vista proporciona atividades lúdicas no ensino aprendizagem
Integração, alegria e muita diversão fizeram parte da II Gincana Escolar do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE ocorrida na última sexta-feira, dia 11. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Dia do Estudante e visava mobilizar a comunidade escolar através de uma competição saudável.
Os estudantes formaram seis equipes identificadas pelas cores amarela, azul, preta, branca, vermelha e verde, tendo cada grupo escolhido um padrinho para ser o incentivador e orientador na realização das atividades. Dentre as tarefas a serem realizadas estavam arrecadação de alimentos, identificação da equipe, apresentação musical e teatral, movimento estudantil na cidade e desfile de manifestação cultural.
Dedicação e companheirismo marcaram a II Gincana Escolar
Cada tarefa cumprida agregava à equipe 200 pontos, sendo que as melhores equipes tinham a pontuação dobrada. A comissão julgadora buscava avaliar critérios como espírito de equipe, dedicação, companheirismo, o conhecimento universal, conhecimentos específicos de disciplinas base, a criatividade e a preocupação com o futuro profissional.
Os integrantes da comissão organizadora demonstraram satisfação com a realização do evento pois acreditam que o objetivo da gincana foi alcançado com êxito. “Ficamos surpresos com o desempenho e criatividade das equipes porque conseguiram preparar tudo em uma semana e o trabalho ficou maravilhoso. Esses eventos servem para mostrar a importância de atividades lúdicas relacionadas ao processo ensino aprendizagem. Temos certeza de que o trabalho em equipe fortalece os alunos frente a situações como mediação de conflitos, competitividade e o exercício sobre ganhos e perdas que são estabelecidos na vida”, destacou a integrante da comissão organizadora Karinine Albuquerque.
Equipes identificadas por cores se reúnem para comemoração final
A equipe que somou o maior quantitativo de pontos foi a azul orientada pelo professor Giuliano Fagundes que destaca a importância da gincana como " uma oportunidade de complementar a formação técnica profissional, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe e administração de conflitos, além de estimular potenciais e conhecimentos diferentes dos praticados em sala de aula". A comissão organizadora premiará simbolicamente a equipe, com data posterior a combinar, de modo que não prejudique as atividades escolares.
Integrantes da comissão organizadora se alegra com dedicação dos alunos na participação do evento
“Foi um momento importante de integração e socialização. A gincana envolveu provas que abordavam a importância do estudante na sociedade, altruísmo na prova da arrecadação dos alimentos, conhecimentos de várias disciplinas e valorização da cultura local. Foi um momento ímpar no que tange à construção do conhecimento através do lúdico”, finalizou o integrante da comissão organizadora Josemar Barbosa.
Imagens: José Nicolas