Apresentações artísticas marcam a abertura da II Semana Inclusiva do campus Santa Maria da Boa vista

A II edição da Semana Inclusiva do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE começou nesta segunda-feira, dia 21, com apresentações musicais e debate sobre pessoas com deficiência e inclusão social. O evento teve início às 09h30 com as boas vindas aos presentes e composição da mesa, seguindo com a execução do hino do município.

Evento debate inclusão de pessoas com deficiências e conscientização da comunidade

Durante a abertura do evento, canções de MPB, coreografias e peça teatral foram executadas por estudantes de escolas municipais que prestigiaram o encontro promovido pelo IF Sertão-PE em parceria com a prefeitura de Santa Maria da Boa Vista.

Alunos do IF Sertão-PE interagem com estudantes de escolas municipais em debate sobre a Semana de Inclusão Social

De acordo com a diretora geral do campus, Mauricene Lima, a promoção de eventos como esse é importante para a conscientização da comunidade estudantil e toda a sociedade civil. “É preciso se despir do preconceito. É papel nosso trazer as pessoas com deficiência para o ambiente escolar e criar acessibilidade dos ambientes para agregar a todos. O momento é importante para refletirmos sobre inclusão”, destacou a diretora.

Identidade, gênero e diversidade cultural também é tema de debate na II Semana Inclusiva

No primeiro dia do encontro também ocorreu mesa redonda com abordagens de pessoas com deficiência sobre as dificuldades de inclusão social, além de cine debate com exibição dos filmes “Hoje eu quero voltar sozinho” e “ La família Belier”, encerrando o dia com o debate proposto aos alunos a partir do tema “Identidade, gênero e diversidade cultural”.

Estudantes em auditório participam de debate com acompanhamento de servidores

Segundo o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus SMBV, setor responsável pela organização do evento, o campus não possui aluno com deficiência, mas é importante promover a reflexão sobre conviver com o diferente. “Muitas vezes a limitação é nossa e os paradigmas precisam ser quebrados tanto pelos alunos como pelos servidores”, comentou a presidente do NAPNE, Marhla Assunção.

Imagens: José Nicolas

Campus Santa Maria da Boa Vista