“ A Matemática está em tudo” movimenta o campus Santa Maria da Boa Vista com diversas oficinas

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE movimenta a unidade escolar com a temática “ A Matemática está em tudo” com palestras, oficinas, minicursos, além de apresentações artísticas.

Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no auditório do campus

O evento programado para os dias 13 e 14 de novembro, teve início na tarde da segunda-feira, com singela cerimônia que marcou a abertura das atividades. Às 14h10, teve início a solenidade com a composição da mesa pela Diretora-Geral, Maria Gomes, Diretora de Ensino, Keidylândia Costa, Diretor de Administração e Patrimônio, Coordenador de Extensão em exercício, Alex Santos, presidente da Comissão da SNCT, Roberto Holanda, e o Coordenador de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Giulliano Fagundes.

Alunos apresentam a peça teatral " A moça, a vidente e a matemática"

A diretora geral do campus deu as boas vindas aos presentes e expressou ser gratificante ter um evento como esse no campus para abordar a matemática sob diversas formas. “ São muitos os motivos a se enfatizar para  participar de um evento como esse: vivência e experiência profissional, programações inovadoras com autonomia do aluno e servidor para criar eventos desse porte, e a ideia da programação voltada para desmistificar a questão da dificuldade da matemática. Será um evento cada vez mais consolidado”, destacou Maria Gomes.

Após a abertura oficial do evento, houve a apresentação teatral da peça “ A moça, a vidente e a matemática”, de autoria da professora de Artes, Maria Clara Tavares, retratando a questão de gênero dentro da matemática. O elenco é constituído por alunos do Curso Médio Integrado ao Técnico em Edificações e Agropecuária e Técnico Subsequente em Agropecuária.

A peça retrata a questão de gênero dentro da matemática

Em sequência, o grupo Impactus trouxe a apresentação “ Cantando a Matemática”, retratando através de músicas a praticidade de estudar matemática e desmistificar a ideia de ser uma disciplina de difícil aprendizado. O grupo é formado por 9 integrantes: Sandra Wanderley, Percinaldo Resendes, Almir de Souza, Gildo Gomes, Jakeline Francelino, Ana Carolina Sá, Cosme de Souza, Aparecido de Souza e Francisco de Assis.

Segundo a integrante do grupo, Sandra Wanderley, a ideia de trabalhar a matemática com música, é chamar a a atenção do aluno para assistir as aulas da disciplina sem o peso da dificuldade. “São músicas relacionadas à vivência dos alunos. Essas músicas ajudam no rendimento escolar”, completou Sandra Wanderley.

Grupo Impactus traz uma forma lúdica de ensinar a matemática

Após a apresentação das paródias musicais, o grupo Impactus, convidou alunos e professores a cantarem suas versões como forma de mostrar que aprenderam. O evento foi encerrado por volta das 17h.

Confira a programação aqui.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural