-
Última Atualização: 22 Novembro 2017
-
Criado: 22 Novembro 2017
-
Acessos: 1887
Servidores do campus participam do projeto Diálogos Institucionais
Servidores do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE estiveram reunidos na manhã da terça-feira, dia 21, em uma mesa redonda com a temática “Aspectos Éticos e Legais no Ambiente de Trabalho no IF Sertão-PE”. O encontro faz parte do projeto “Diálogos Institucionais” da Pró-reitoria de Ensino do Instituto que tem por objetivos discutir conceitos, implicações e efeitos do assédio moral, assédio sexual e homofobia na relação dos alunos e servidores, vivenciar princípios éticos e comportamentais adotados pela organização e conhecer regras deontológicas do Acordo de Conduta da Alta Administração Pública Federal.
Procuradora-geral abriu encontro com abordagem jurídica da temática
Estiveram presentes conduzindo os trabalhos do “Diálogos Institucionais” a procuradora-geral do IF Sertão-PE, Letícia Marília da Alcântara, professora Maria Vilani Cavalcante, o psicólogo Péricles Oliveira e os servidores da Comissão de Ética do Instituto Manoel da Costa e Antônio de Sá. A procuradora-geral iniciou o encontro com abordagem do assédio moral e sexual dentro nas Instituições de Ensino, apresentando conceitos e exemplificando com situações. Em seguida, os representantes da Comissão de Ética, Antônio de Sá e Manoel da Costa apresentaram a atuação da comissão, atribuições, além de destacarem como e quando acionar a comissão em situações específicas.
Péricles Oliveira traz o viés psicológico do assunto
Ao apresentar os conceitos de ética pelo viés dos filósofos Sócrates e Kant, o servidor Antônio de Sá frisou que “devemos seguir as leis porque somos servidores públicos e assumimos a responsabilidade”.
Finalizando as apresentações o psicólogo Péricles Oliveira expôs informações acerca dos efeitos do assédio como depressão, distúrbios digestivos, aumento da pressão arterial e diminuição da capacidade produção. “A ideia de discutir a temática é de suma importância para encontrarmos soluções para os problemas por diversos olhares. O olhar psicológico traz uma perspectiva distinta da jurídica e ética”, destacou o psicólogo.
Servidores apresentam questionamentos acerca do assunto
Os servidores realizaram questionamentos acerca do conteúdo apresentado e parabenizaram a iniciativa da Pró-reitoria de Ensino em promover o evento. “Estou muito feliz em vivenciar este momento com a temática em destaque. Na Instituição em que trabalhei, esse assunto ainda é um tabu a ser abordado”, comentou o servidor Antônio Júnior Ribeiro.