I Exposição de Jogos Matemáticos acontece no campus Santa Maria da Boa Vista

Nesta quinta-feira, dia 23, aconteceu a I Exposição de Jogos matemáticos do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. O evento organizado pelo professor Josemar Barbosa tem por objetivo trabalhar de forma lúdica alguns conteúdos matemáticos tais como potenciação, plano cartesiano, geometria plana e espacial.

Alunos interagem no Jogo do Hexágono

Foram expostos pelos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária e Edificações o Dominó de 4 cores, Tangram, Hanoi, Xadrez Sertanejo, Jogo da Velha em 3D, do Hexágono e Estrela Mágica.

Estrela Mágica desafiou todos os que acompanham a Exposição

Entusiasmados com o evento, os alunos explicavam os jogos mostrando o resultado da pesquisa, como surgiu e as demais características do material exposto. O estudante do curso técnico em Agropecuária, Samuel Freire destacou sua alegria em participar da Exposição. “Eu me senti um cara realizado e feliz por demonstrar peças  matemáticas para outras pessoas poderem obter conhecimento e entenderem que a Matemática não é bicho de sete cabeças”, comentou Samuel.

Alunos destacaram a história e as regras do jogo Xadrez Sertanejo

De acordo com o professor Josemar Barbosa, uma evento como esse é uma oportunidade de apresentar a matemática de forma lúdica e divertida, além de avaliar as competências do aluno através da expressão matemática sob outra forma. "Essa ideia surgiu há bastante tempo. Já tinha trabalhado com isso outras escolas e os resultados sempre foram satisfatórios. Estou muito satisfeito com o envolvimento dos alunos na dedicação do desenvolvimento do trabalho", explicou Josemar Barbosa.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural