Dia da mulher no campus Santa Maria da Boa Vista foi de debate e conscientização

O campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE foi espaço de debate e conscientização na última quinta-feira, dia 08, data em que se comemora o Dia da Mulher. Alunos do campus participaram de um momento de reflexão sobre a condição da mulher e tratamento contra ela ao longo dos anos.

Oficinas ocorreram nas salas de aula com debate e conscientização

A unidade escolar contou com os integrantes do Grupo de Estudos Coletivo ‘Sexualidades no Plural’ da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para realização de oficinas com os alunos a fim de discutir violência contra a mulher e papéis sexuais de homens e mulheres. As oficinas aconteceram nas salas de aulas com análise de casos de violência contra a mulher, momento em que os alunos discutiam casos e identificavam fatores de violência e possíveis argumentos para os atos.

Estudos de casos de violência foram analisados durante oficinas

Segundo a coordenadora do grupo, Sâmella Vieira, é importante investir no processo de formação do adolescente. “É estratégico falar com essa juventude que é tão esquecida e negligenciada pelas políticas públicas de educação e pautas de ideologias de gênero. É preciso investir no processo de formação das crianças e adolescentes porque eles perpetuam ou eles rompem com os processos de violência, e nosso interesse é fazer com que esses processos sejam rompidos pela juventude”, destacou a coordenadora.

Exposição 'Às margens do varal' faz parte do Dia da Mulher no campus Santa Maria da Boa Vista

Como parte da programação do Dia da Mulher no campus Santa Maria da Boa Vista, alunos e servidores puderam acompanhar a exposição ‘Às margens do varal’ produzida pelo grêmio estudantil do campus e pelas professoras Maria Clara Tavares e Talita Massena, apresentando mulheres que se destacaram por suas ações de luta e transformação da realidade social. Como representante do Grêmio Estudantil na produção do varal, Vanessa Oliveira destaca que foi muito educativo. " Foi bem legal porque conhecemos várias mulheres que não sabíamos da história e que tiveram sua importância na evolução do Brasil", destacou a diretora cultural do Grêmio.

Alunos acompanham exposição no campus

O presidente do Grêmio Estudantil do campus, Renato Mourato, acredita ser muito importante ações como essas no campus. " A violência sexual, física, moral e psicológica contra a mulher é um tema em evidência atualmente na mídia e sabemos que há vários casos ocorrendo inclusive no meio em que vivemos. Debates como esses no campus trarão para os alunos a importância que seria denunciar o agressor e também ajuda a conscientizar as pessoas que discordam desses pensamentos porque muitas pessoas conservam pensamentos arcaicos", comentou o representante estudantil.

Servidoras são homenageadas na unidade escolar

Após o debate nas oficinas, servidoras do campus foram agraciadas com um presente como forma de homenagem pelo dia.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural