Alunos do campus Santa Maria da Boa Vista visitam Embrapa Semiárido

Na manhã da terça-feira, dia 04, alunos do curso técnico em Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE realizaram visita à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido. Os alunos foram acompanhados dos professores Keidylânia Costa e Roberto Holanda para conhecer os setores de produção animal e a unidade de beneficiamento de sementes.

Visita à Embrapa, durante setor de produção animal no estábulo antiestresse

No setor de produção animal, os presentes observaram as áreas com o manejo do gado Sindi, com forrageiras irrigadas com água salina. Sobre o manejo do gado, acompanharam desde as instalações à administração da alimentação dos animais. Foi demonstrado também a importância de uma instalação que beneficie o conforto do animal como a segurança dos funcionários. Outra área visitada no setor de produção animal foi a de meliponicultura, a tecnologia de criação de abelhas sem ferrão. Os alunos aprenderam as principais diferenças existentes entre os manejos de abelha com ferrão e sem ferrão.

Visita ao setor onde são feitas pesquisas em ruminantes

Ainda na parte de produção animal, os estudantes conheceram o setor onde são feitas pesquisas em ruminantes sobre a digestibilidade das diversas espécies forrageiras. Os alunos viram que para esse tipo de pesquisa é necessário que o animal, através de uma cirurgia, receba um dispositivo denominado fístula.

Forrageiras irrigadas com águas salinas

Na área com forrageiras irrigadas com água salina, os visitantes o observaram os testes com as espécies milheto, gliricídia e sorgo. A unidade de beneficiamento de sementes (UBS) foi visitada no turno da tarde. No setor, a empresa beneficia sementes de milho e feijão destinadas a abastecer os agricultores que trabalham com essas culturas. Aos alunos foi apresentado todo o fluxo que segue a matéria prima até atingir a condição de armazenamento.

Alunos acompanham atentamente às informações

Os alunos demonstraram entusiasmo durante a visita técnica, em específico, a estudante Érica Cristina expôs seu desejo em estagiar na empresa.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural