Campanha Setembro Amarelo inicia no campus Santa Maria da Boa Vista

Nesta quarta-feira (29) teve início no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, a  campanha do Setembro Amarelo com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e alertar a comunidade a respeito da realidade do suicídio no país.

Com o tema “Setembro Amarelo: Vidas endereçadas”, a proposta é incentivar os estudantes a desenhar ou escrever cartas expressando algum momento da história de vida no qual tenham passado por um sofrimento e não se sentiram acolhidos. Essas histórias serão acolhidas de forma artística durante o mês de setembro junto com o grupo de teatro, mediado pela professora de artes, Maria Clara Tavares, em participação com a comissão.

Além dessa ação, a segunda e terceira semanas do mês de setembro serão de rodas de conversas em todas as turmas do campus com o propósito de integrar e fortalecer a rede de cuidado à saúde mental e refletir, a partir de metodologias ativas e integrativas, sobre essa demanda a fim de prevenir o suicídio. Esse encontro será mediado por profissionais da escola e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Santa Maria da Boa Vista.

Segundo a psicóloga do campus, Érika Freire, a escola é um ambiente de muitas cenas, incluindo aquelas que promovem sofrimento. “Dar abertura para a fala e escuta ampliada, acolhendo-os/as a partir das suas vivências escolares tornará o território mais sensível a ponto de reconhecer a importância de se cuidar da saúde mental na escola e para além dela”, destacou a servidora.

Arte: Daniel Freire

Campus Santa Maria da Boa Vista