Curso FIC Aspectos Teóricos e Metodológicos no Uso da História oral tem início no Projeto Fulgêncio

Teve início na manhã da última quarta-feira, dia 19, a aula inaugural do Curso Aspectos Teóricos e Metodológicos no Uso da História Oral, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE.

Início do Curso FIC contou com a interação dos alunos na primeira aula

A primeira aula aconteceu no Centro Administrativo da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco do Perímetro Irrigado Fulgêncio e contou a  presença do presidente da Associação dos Atingidos por Barragem  do Perímetro Irrigado Fulgêncio, Rodrigo Gilberto, da tesoureira da associação, Gislaine Pereira, do professor e ministrante do curso, Paulo Anchieta, além dos alunos participantes.

Curso Interessante e turma interessada com vontade de aprender

O conteúdo do curso foi abordado pelo professor Paulo Anchieta com a interação dos alunos que demonstraram interesse na temática e a vontade de aprender. "Enxergo que será possível desenvolver um bom trabalho, indo ao encontro da demanda que gerou a elaboração do curso: ajudar a formar pessoas na própria comunidade que sejam capazes de coletar relatos orais com vistas à valorização, reconhecimento e registro da memória dos reassentados de barragem", destacou o docente.

Encontros semanais para ministração das aulas

Segundo Rodigo Gilberto, o curso é uma oportunidade de iniciar a documentação das memórias sobre a Barragem de Itaparica através de relatos orais. "As nossas lutas e conquistas ao longo dos 31 anos atingidos pela Barragem de Itaparica nos forçou a documentar nossa história como uma forma de preservação da nossa própria identidade e cultura. Os relatos vão contar a história de um povo que se despediu em lágrimas aos sair de sua terra natal, Belém de São Francisco, Itacuruba e Floresta, para viver uma nova cultura em Santa Maria da Boa vista", comentou o presidente da associação.

O curso que tem carga horária de 40h acontece quinzenalmente no Projeto Fulgêncio.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural