Estudante do campus Santa Maria da Boa Vista participa da segunda fase da 1ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

A 1ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) teve sua segunda fase realizada no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, entre os dias 19 e 21 de outubro. O IF Sertão-PE foi representado, nessa fase, pela aluna Thaisy Maria Câmara Ribeiro, estudante do 2º ano do curso médio integrado de Edificações do campus Santa Maria da Boa Vista, que destacou o conhecimento e a experiência adquiridos com a participação no evento. “Tivemos várias oficinas, apresentações, confraternização, entre outros. Foi muito bom conviver esses quatro dias com pessoas que estudam também no Instituto Federal, mas com realidades completamente de diferentes. O choque de cultura foi nítido nas conversas, em cada expressão ou sotaque. Para mim a participação e a representação do meu Sertão foi uma premiação”, afirmou ela.

A estudante Thaisy Maria Câmara Ribeiro acumulou experiência e conhecimentos em sua participação na OMIF

Para o professor de matemática do campus e responsável por levar a estudante Thaisy, Josemar Barbosa, “promover um evento dessa envergadura para estudantes do ensino médio é de extrema importância, visto que além das provas, os alunos puderam participar de workshps e palestras com temas de alto nível em matemática. Essa experiência será marcante na vida acadêmica de Thaisy”. Como não ficou entre os 100 melhores classificados na segunda fase, Thaisy recebeu uma medalha de participação, mas que, com certeza, significará muito em sua trajetória estudantil.

A estudante Thaisy Maria Câmara Ribeiro representou o IF Sertão-PE na segunda fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

OMIF

A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível. Sendo um projeto de extensão de extensão dos professores da rede federal, tal projeto tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas.

O projeto, que desenvolveu no âmbito da parceria entre IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, IFRN – Campus Natal-Central e IFSP – Campus São João da Boa Vista faz parte dos eventos comemorativos pelos dez anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e também do "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

A competição se deu em duas etapas. Na primeira, 12.300 estudantes realizaram, no mês de maio, uma prova no próprio campus onde estudam. Na segunda, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, as provas foram aplicadas para 255 alunos no Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

Com informações da OMIF 2018 - omif.muz.ifsuldeminas.edu.br

Campus Santa Maria da Boa Vista