Cine Mambembe encanta plateia do campus nos dois momentos de exibição

Ao som da poesia e música de Chico César, as atividades do Instituo Sociocultural Arte Mambembe tiveram início no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE na manhã desta sexta-feira (09).

Idealizador do projeto, Djalma Félix, dialoga sobre objetivo e atividade do Instituto Arte Mambembe

Alunos, servidores e convidados reunidos no auditório do campus ouviam atentamente a abertura das atividades do projeto Cine Mambembe, idealizado por Djalma Félix, que iniciou saudando os presentes com agradecimentos e explicando um pouco sobre o projeto que tem por objetivo espalhar cultura com a oferta de dança popular, músicas, peças teatrais e cinema.

Antes da exibição do filme, o poeta Clênio Sandes apresentou palavras de motivação e alegria com chegada de um projeto como esse no município. Aproveitou a oportunidade e recitou um poema de Lira Filho sobre o sertão.

Pela manhã plateia assiste exibição do filme O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras

No turno da manhã foi exibido o filme “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”. Durante a exibição risos, exclamações, sussurros e admiração eram percebidos da plateia que presenciava de momento poético em filme do início ao fim. Pela tarde a exibição foi " Bom dia, Poeta", que da mesma forma, surpreendeu a plateia com a temática poética e riqueza cultural do Vale do Pajeú através de ilustres nomes como de Severina Branca, Lourival Batista, Zé Bernadino, Zé de Cazuza, entre outros.

O poeta Clênio Sandes recita dinamicamente poesias de escritores do Nordeste

Segundo Djalma Félix, idealizador do projeto, a missão é transmitir a mensagem cultural. “O mais gratificante é ver a alegria no rosto das crianças, adolescentes e todos que participam das ações”, destacou Djalma.

Para o professor de espanhol, Ricardo Souza, que acompanhou a exibição dos dois filmes, foi um privilégio assistir mais do que um documentário, e sim um projeto grandioso sobre a cultura popular. "Esse projeto grandioso sobre nossa cultura tem muito a dizer no seu melhor estilo  por meio de rimas e versos.  Que o projeto Arte Mambembe continue inspirando e recriando o dia a dia das nossas referências culturais", frisou o docente.

À tarde o público assistiu Bom dia, Poeta

Foi a primeira vez que o Cine Arte Mambembe realizou atividade fora do município de Paulo Afonso onde atualmente atua. Terá outras exibições na zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista.

Imagens: José Nicolas Correia

Campus Santa Maria da Boa Vista