Primeiro dia de atividades da Semana da Biblioteca e Consciência Negra encerra com Bibliocine

Durante a manhã e tarde desta quarta-feira (21) no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE aconteceram atividades relativas à Semana da Biblioteca e Consciência Negra. O evento teve início às 09h30 no auditório da unidade escolar com a abertura oficial e composição da mesa.

Composição da mesa dá início ao evento no campus Santa Maria da Boa Vista

Na abertura os presentes foram saudados pela diretora de ensino, Liliam Camilo Holanda, representando a diretora- geral do campus, e pelos coordenadores do evento professor Ricardo Souza e a bibliotecária Mércia Silva. Em prosseguimento, foram convidadas as palestrantes Viviane Costa e Ana Catarina que trataram sobre a temática “Movimento Negro em Pernambuco e o uso da Literatura para aprofundar o discurso”.

Movimento Negro em Pernambuco é tema de palestra na Semana da Biblioteca e Consciência Negra

Durante o discurso as palestrantes apresentaram um breve histórico sobre o negro brasileiro, a autoaceitação da afrodescendência e suas raízes, recitaram poesias e destacaram autores negros na literatura do país. Segundo a pedagoga Viviane Costa, há uma dificuldade no reconhecimento individual da identidade negra. “ É muito difícil autoafirmar-se negro no Brasil racista porque é uma luta diária contra o sistema. Mas nós precisamos voltar às nossas origens, sair do discurso e criar mecanismos de resistências” destacou a palestrante.

Durante palestra poesias foram recitadas

Após a palestra, alunos, servidores e comunidade presente tiveram a oportunidade de expor opiniões, questionamentos e dúvidas às pedagogas. Alguns alunos autoafirmaram sua raça negra e outros questionaram sobre formas de racismo. O aluno Caio Mota expôs sua experiência relatando o aprendizado conquistado com a mãe sobre o feminismo negro. “ Aprendi com minha mãe que devemos fortalecer o empoderamento da mulher negra. Devemos aproveitar momentos como esses para nos conscientizarmos de que nossa cor é linda”, afirmou o aluno.

Alunos do Grupo de Capoeira Redimidos apresentam-se no encerramento da manhã

Pela manhã, o evento encerrou com apresentação de capoeira do alunos do campus integrantes do Grupo de Capoeira Redimidos do município de Curaçá-BA.

Oficina Pintura Afro em Tela ministrada pela professora de inglês Celione Maria

No turno da tarde, as oficinas Ferramentas do Google Docs e Pintura Afro em Tela aconteceram em salas específicas para os inscritos antecipadamente. Finalizando a tarde, os participantes assistiram ao filme Selma como parte do bibliocine.

Imagens: José Nicolas Correia

Campus Santa Maria da Boa Vista