Semana da Biblioteca e Consciência Negra encerra atividades no campus

Dois dias marcaram as atividades da Semana da Biblioteca e Consciência Negra no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE em 21 e 22 de Novembro. O evento contou com a participação de alunos, servidores e comunidade externa em palestras, oficinas e bicliocine. Durante a quinta-feira (22), as atividades iniciaram com a oficina de bonecas abayomi pela colaboradora Afroedudacdora Chris Mendes. A oficina apresentou a história e os modos de construção da tradicional boneca negra criada nos tempos da escravidão.

Oficina Boneca Abayomi ministrada por Chris Mendea

Segundo Chris Mendes,  Abayomi quer dizer encontro precioso "e a boneca representa a história dos navios negreiros, das africanas que eram cercadas pela violência, em um ato de resistência e de instinto maternal, rasgavam partes de suas saias e com os retalhos criavam as bonecas para acalentarem as crianças, sendo as bonecas uma forma de distraí-las, na tentativa de evitar o infanticídio, pois as crianças que incomodavam eram jogadas ao mar pelos seus algozes".

Encerramento no auditório contou com poesia e teatro

Ainda no período da manhã a oficina de elaboração de projetos foi apresentada pelo professor de sociologia, Paulo Anchieta, que apresentou informações sobre objetivos, justificativas, formatação do texto, entre outros referentes à produção de projetos acadêmicos.

Professores mediam debate após exibição do filme Selma

O período da tarde marcou o encerramento do evento com debate mediado pelos professores Paulo Anchieta e Pedro Buarque acerca do filme "Selma" apresentado aos presentes na bibliocine. Servidores e alunos questionaram sobre políticas públicas e questões raciais em outros países, além de exporem opiniões e dúvidas referente à temática Consciência Negra.

Para a  bibliotecária e coordenadora do evento, Mércia Silva, o evento foi muito relevante para promover o debate com as temáticas em questão. "Esse evento teve como objetivo promover os serviços relacionados da biblioteca como também proporcionar atividades culturais como a questão de autores negros, cinema e poesias. Acredito que alcançamos nossos propósitos. Espero que os alunos possam conhecer mais a biblioteca do seu Campus e se deliciar com o conhecimento que está bem próximo deles", finalizou a bibliotecária.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural