Alunos do curso de Manipulação de Alimentos comemoram conquista de conclusão do FIC

Vinte e três alunos concluíram as atividades do Curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de Manipulação de Alimentos: Boas Práticas para Serviços de Alimentação na última terça-feira (27), no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE.

O curso iniciado com duas turmas em 31 de julho teve duração de quatro meses e o objetivo de estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado através do aprendizado da manipulação de alimentos.

Participantes do Curso Manipuladores de Alimentos comemoram encerramento no último encontro da turma

Segundo a professora do curso, Vanicléia Oliveira, a turma tinha alunos com diferentes níveis de escolaridade, o que foi um desafio para a docente. “A turma, de certa forma, foi um desafio, pois tinha discentes com diferentes níveis de escolaridades como ensino fundamental, graduados, pós graduados (doutorando). Então tive que equilibrar o discurso e o conteúdo para contemplar todos os discentes. Para alguns, nutricionistas e outros que já havia feito cursos parecidos, serviu para atualizar informações, para outros tiveram muitas coisas novas” comentou.

Durante o decorrer do curso, os participantes receberam instruções acerca do manejo dos resíduos, manipuladores, matérias-primas, ingredientes, embalagens, além de armazenamento e transporte do alimento e exposição ao consumo.

Momento é prestigiado pela professora do curso e diretores

Antes das palavras finais da professora durante a comemoração do encerramento do curso, os alunos pediram à docente e diretores presentes um segundo módulo do curso. “ O desempenho e desenvolvimento dos alunos foi satisfatório. Era possível perceber, inclusive, quando alguns traziam situações do cotidiano para serem debatidas em sala de aula”, finalizou Vanicleia.

Imagens: José Nicolas Correia

Campus Santa Maria da Boa Vista